Voltar

APS da Unimed Bauru recebe selo de qualidade da Fesp e se torna referência no Estado

APS da Unimed Bauru recebe selo de qualidade da Fesp e se torna referência no Estado

Beneficiário tem acesso a uma equipe multidisciplinar para os melhores cuidados

APS da Unimed Bauru recebe selo de qualidade da Fesp e se torna referência no Estado

Beneficiário tem acesso a uma equipe multidisciplinar para os melhores cuidados

5 Abril 2021

A Atenção Personalizada à Saúde (APS), da Unimed Bauru, acaba de receber o selo de qualidade da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) dentro do Programa Qualificare. Isso significa que o serviço oferecido pela singular é referência no Estado, sendo considerado como modelo para outras singulares. “É com grande alegria e satisfação que recebemos esse selo, pois isso demonstra nossos constantes desejos e esforços para desenvolver uma APS cada vez melhor para os beneficiários”, destaca o coordenador da APS, o médico José Mecca Guerin.

Ele explica que a APS da Unimed Bauru foi avaliada no segundo ciclo do programa em 2020 seguindo três eixos, destacando-se em todos eles. O conceito de Atenção Primária à Saúde - que na Unimed Bauru é denominada Atenção Personalizada à Saúde - é adotado mundialmente e visa entender a necessidade de cada paciente para prevenir doenças, diagnosticar com maior precisão e adotar tratamentos e reabilitações mais eficazes.

Na foto, o médico coordenador da APS, José Mecca Guerin, com a certificação recebida pelo setor. Foto: Divulgação/Unimed Bauru

Localizada em espaços exclusivos no Centro de Diagnóstico Unimed Bauru (CDU) e no Hospital Unimed Bauru (HUB), a APS coloca à disposição de seus usuários uma equipe multidisciplinar. Esta tem seu núcleo composto por médico generalista, pediatra, enfermeira e técnicas de enfermagem. Cada equipe recebe ainda o apoio de outros profissionais: ginecologista/obstetra, educador físico, psicólogos, nutricionista e assistente social, além da equipe administrativa e de recepção.

O objetivo é agregar na APS o cuidado às mais variadas necessidades em saúde de cada indivíduo e família. Para isso, a APS está de portas abertas para receber seus usuários para consultas de rotina ou por demandas agudas, procurando prover a resolução a cada um dos problemas apresentados.

A equipe APS é a responsável por cuidar da saúde de seus pacientes como um todo, incluindo atividades de prevenção, educação em saúde e reabilitação, entre outras. A ideia é que cada pessoa (ou família) seja atendida sempre pela mesma equipe, desenvolvendo vínculo que permite um melhor cuidado; para isso, cada pessoa é estimulada a escolher seu médico responsável.

 

Sobre o Qualificare

Para estimular a excelência no atendimento, a Unimed Fesp promove o Programa Qualificare, que realiza a avaliação e certificação dos recursos e serviços próprios das Unimeds paulistas. O projeto tem o intuito de ajudar na qualificação e estruturação dos serviços de atenção primária, apoiando cada Singular a desenvolver ações de melhoria contínua e, a buscar a certificação de boas práticas, de acordo com a RN 440 da ANS. Este projeto é aplicável aos serviços de atenção primária já implantados pelas Singulares do estado de São Paulo, que aderirem ao projeto de avaliação.


Rose Araujo

Fonte: Unimed Bauru