Voltar

Canto Coral Unimed Assis inicia aulas online

Canto Coral Unimed Assis inicia aulas online

A atividade surge como alternativa durante o isolamento social

Canto Coral Unimed Assis inicia aulas online

A atividade surge como alternativa durante o isolamento social

10 Julho 2020

Na tarde de segunda-feira (06), o Canto Coral Unimed Assis retomou as atividades musicais na modalidade online. No primeiro encontro digital, dos 54 coristas matriculados, 30 estiveram online acompanhando a regente e professora de canto Liliane Câmara.

Para ela, a alta adesão foi uma surpresa. “Tínhamos uma certa preocupação com relação ao acesso, pois sabemos que a maioria dos coristas é da terceira idade. Porém, fomos surpreendidos com o interesse em se conectarem na aula de canto online”, explica.

Foto: Divulgação/Unimed Assis

Para Liliane, a forma como os integrantes aderiram a iniciativa teste também foi acima da expectativa. “Pedi para que estivessem com a camiseta do Canto Coral, que mantivessem um copo d’água ou caneca de chá ao lado para se hidratarem e todos fizeram isso. Em alguns exercícios pedia para eles ficarem em pé e percebia a adesão de todos, sempre muito comprometidos e participativos”, destaca.

O Canto Coral é um Projeto iniciado em 2017, por iniciativa da Associação Mulher Unimed (AMU). O objetivo é estimular o desenvolvimento de talentos e habilidades nos participantes, além da convivência em grupo, melhorar a qualidade de vida e levar alegria, cantando para pacientes nos hospitais, asilos e para a comunidade em geral. Por conta da pandemia do Coronavírus, as atividades programadas para o ano de 2020 foram adiadas. Contudo, em julho, surgiu a ideia de testar a modalidade de aulas online.

O feedback dos coristas foi muito positivo. De acordo com Liliane, muitos se emocionaram e agradeceram o retorno das aulas de canto. “Entre os relatos, ouvimos que a ideia das aulas online foi brilhante, que fez muito bem para os participantes do coral e que traz coisas novas para a rotina, já que ficar somente em casa é algo cansativo”, explica Liliane.

Foto: Divulgação/Unimed Assis

Para a Diretora Presidente da AMU, Rosana Conte Boutros, o resultado positivo do primeiro encontro online é muito gratificante. “Nossos coristas estavam com saudades e puderem rever os colegas, interagir. A regente Liliane, trabalhou com os alunos vários tipos de exercícios respiratórios, vocalização e eles puderam fazer o que mais gostam: cantar”, afirma.

Segundo Rosana, a ideia de retomar as aulas veio da própria rotina e realidade dos coristas. “Muitos alunos moram sozinhos e, para quebrar a solidão e deixar nossos cantores bem afinados, aceitamos o desafio de tentar um jeito diferente, passando uma mensagem de otimismo e esperança”, finaliza.


Vanessa Campos

Fonte: Unimed Assis