Voltar

Unimed Botucatu realiza ação sobre o Novembro Roxo

Unimed Botucatu realiza ação sobre o Novembro Roxo

O mês da atenção à prematuridade promove reflexões

Unimed Botucatu realiza ação sobre o Novembro Roxo

O mês da atenção à prematuridade promove reflexões

18 Novembro 2020

“A vida começa antes. E os cuidados também”. A frase define bem a importância dos cuidados e atenção em torno da prematuridade. O assunto é lembrado especialmente nesse mês, através do “Novembro Roxo” e a Unimed Botucatu se programou para falar sobre o tema.

O Brasil está em 10º lugar no ranking da prematuridade, com mais de 340 mil nascimentos prematuros (antes das 37 semanas de gestação) ao ano. Atualmente, as chances de sobrevivência e qualidade de vida desses bebês é muito alta, devido aos cuidados e condutas disponíveis, mas é inegável que os prematuros precisam de mais atenção o mais precocemente possível. De acordo com estudos mundiais, os bebês prematuros que precisam de Unidade de Terapia Intensiva permanecem sob esses cuidados por pelo menos 50 dias, podendo chegar a até seis meses nos casos mais extremos.

“O prematuro precisa de cuidados especiais, e sua família também necessita de um acolhimento maior. O quanto antes tiver início os acompanhamentos com uma equipe disciplinar, mais chances de evolução bem-sucedida”, explicou a Dra. Mariela Moura Modini, que coordena o as UTIs neonatal e pediátrica da Unimed Botucatu.

Dra. Mariela Bodini, que coordena as UTIs neonatal e pediátrica do Hospital Unimed Botucatu Unidade I. Foto: Divulgação/Unimed Botucatu

De acordo com a neonatologista, o Hospital Materno Infantil é capaz de acolher toda a região, em especial nos casos que requerem atenção. “Toda a equipe é especializada, com médicos neonatologistas intensivistas, ou seja, capacitados nesse tipo de atendimento em especial”, afirmou.

O Hospital também tem completo centro cirúrgico, com cinco salas, maternidade com alojamento conjunto, completa rede de apoio diagnóstico e Pronto Atendimento 24 horas, com pediatra, ginecologista e obstetra.

Além disso, a Unimed Botucatu oferece o Espaço Bebê, que realiza os testes do olhinho, orelhinha, coraçãozinho e pezinho, e orientações sobre amamentação, vacinas e cuidados com o recém-nascido.

Para celebrar o Novembro Roxo, a Unimed Botucatu confeccionou botons, que estão sendo usados por toda a equipe do Hospital Materno Infantil e serão entregues para 20 mães de prematuros que passaram pela unidade entre 2019 e 2020. Um folder informativo sobre a prematuridade está sendo distribuído entre a população em vários serviços e recursos Unimed Botucatu.

Saiba mais sobre esse assunto no telefone  (14) 3112-7676.

Foto: Divulgação/Unimed Botucatu


Solange Serafim

Fonte: Unimed Botucatu