Voltar

Unimed Botucatu reforça o enfrentamento à Covid-19

Unimed Botucatu reforça o enfrentamento à Covid-19

Várias medidas de higiene e segurança têm sido tomadas desde o início da pandemia

Unimed Botucatu reforça o enfrentamento à Covid-19

Várias medidas de higiene e segurança têm sido tomadas desde o início da pandemia

8 Fevereiro 2021

Diante do aumento expressivo de casos na cidade e região – que já atingem números superiores aos registrados durante 2020 – a Unimed Botucatu reforçou todos os seus protocolos e medidas preventivas para todos os seus públicos.

Já em dezembro do ano passado, a cooperativa fez uma revisão nas demarcações e informações dispostas aos públicos nas recepções de todos os seus serviços. Janeiro começou com aumento da demanda nos serviços de Pronto Atendimento, mas a estrutura diferenciada para o atendimento dos casos de síndrome gripal mantém o serviço ágil e seguro, inclusive para pacientes acometidos por outras doenças.

O segundo hospital, inaugurado bem no início da pandemia, ajudou a delimitar fluxos seguros e ter espaço físico e recursos suficientes para aumentar a capacidade de atendimento. Essa capacidade para atendimento da demanda tornou o Complexo Hospitalar da Unimed Botucatu uma referência na região, tendo recebido pacientes positivos ou suspeitos para Covid-19 de várias cidades do entorno e até mais distantes, como Sorocaba, por exemplo.

A Unimed Botucatu, representada pelo seu presidente, Dr. Walfrido Oberg, integra o comitê municipal de contingências frente à pandemia, formado por um colegiado de vários setores sociais e econômicos e influente em macro decisões.

Cooperativa e poder público estão alinhados, desde o início, atuando em cooperação, visando a saúde de todos os públicos envolvidos. A parceria público-privada trabalha para garantir leitos, UTI e o adequado atendimento aos acometidos pela Covid-19.

“A Unimed Botucatu está abastecida de insumos para proteção (máscara, álcool gel, entre outros); tem profissionais capacitados e constantemente atualizados no tema; acaba de adquirir ventiladores reservas e tem possibilidade de ampliar leitos de UTI para atender as necessidades reais”, afirmou o presidente, Walfrido Oberg.

 

Imunização

A vacinação contra Covid-19 já foi iniciada na cooperativa e, atualmente, 100% dos colaboradores da linha de frente do atendimento à doença (PA, Enfermarias Covid-19, UTI, equipe de fisioterapia, limpeza desses setores, copa) já receberam a primeira dose.

Maria de Fátima de Melo, técnica de enfermagem, trabalha há mais de 20 anos de Unimed. Atua na Enfermaria Covid-19 desde o início da pandemia. Foto: Divulgação/Unimed Botucatu 

A aplicação segue obedecendo o ritmo de distribuição da Secretaria Municipal de Saúde e também já atende os médicos cooperados – dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A expectativa é vacinar a totalidade de seus colaboradores que trabalham presencialmente sem interrupção desde o começo da pandemia, e também as secretárias de médicos cooperados.

Dr. Iver Franco Ramirez, médico intensivista, faz parte da equipe da UTI - que possui leitos diferenciados para os casos de Covid-19. Foto: Divulgação/Unimed Botucatu 


Solange Serafim

Fonte: Unimed Botucatu