Voltar

Unimed COP realiza campanhas para o Outubro Rosa e Novembro Azul

Unimed COP realiza campanhas para o Outubro Rosa e Novembro Azul

Foram realizadas ações para alertar e conscientizar os colaboradores sobre o câncer

Unimed COP realiza campanhas para o Outubro Rosa e Novembro Azul

Foram realizadas ações para alertar e conscientizar os colaboradores sobre o câncer

2 Dezembro 2019

Durante os meses de outubro e novembro, os colaboradores da Unimed COP se uniram em combate ao câncer de mama e próstata em campanhas que incentivam a prevenção e que alertam sobre as consequências da doença.

O departamento de Medicina Preventiva em parceria com o setor de Comunicação e Marketing, uniram forças para fomentar as ações de conscientização entre a equipe de colaboradores da Intrafederativa. Para celebrar as datas da campanha, a fachada da Unimed COP entrou na temática, com uma iluminação especial nas cores rosa (outubro) e azul (novembro), posta como símbolo do projeto.

 

Abertura das campanhas com palestras especiais sobre o Outubro Rosa e Novembro Azul. Fonte: Divulgação/Unimed COP

Para complementar as ações, foram realizadas palestras educativas, elaboração de postagens para as redes sociais, análise de exames de mamografia/ultrassons, distribuição de brindes e, além disso, houve uma ação social para arrecadação e compra de itens de higiene pessoal dedicados às mamães e recém-nascidos da Maternidade Santa Isabel, conforme segue abaixo:

  • 318 fraldas
  • 10 kits de Shampoo + Sabonete
  • 13 pacotes de lenços umedecidos
  • 20 sabonetes em barras
  • 1 pacote grande de algodão
  • 1 óleo hidratante Johnson 

Doação de itens para mamães e bebês recém-nascidos da Maternidade Santa Isabel. Fonte: Divulgação/Unimed COP

Outubro Rosa

No dia 07 de outubro, as colaboradoras foram convidadas a participarem da palestra de abertura da campanha, que teve como tema: “A importância dos exames preventivos”, que abordou sobre a prevenção do câncer de mama. A palestrante Patrícia Folkis, Coordenadora da Medicina Preventiva da Unimed Bauru, instruiu e incentivou às mulheres com dicas e práticas de prevenção. Além disso, foram distribuídos laços cor de rosa aos colaboradores.

Colaboradores da Intrafederativa vestindo a camiseta especial para as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. Fonte: Divulgação/Unimed COP

Em ambas campanhas, todos os colaboradores vestiram, literalmente, uma camiseta especial para fazer uma foto comemorativa na fachada da sede 1.

Novembro Azul

Os homens da Unimed COP não ficaram de fora da campanha e entraram na luta contra o câncer de próstata. No dia 18 de novembro, os colaboradores participaram de uma palestra didática sobre a prevenção da doença. Houve um debate interessante entre os participantes junto do enfermeiro especializado em oncologia do Hospital Estadual de Bauru, Cristian Aparecido Pedro, sobre a quebra de tabus contra o exame.

Para o mês de novembro, a equipe de colaboradores vestiu a camiseta novamente na luta contra o câncer de próstata. Fonte: Divulgação/Unimed COP

Além disso, foram distribuídos laços da cor azul entre toda a equipe de colaboradores. Para incentivar ainda mais a prevenção da doença, a Unimed COP presenteou todos os homens e esposas que apresentaram à enfermeira Eliana, um laudo preventivo (PSA), realizado nos últimos doze meses, comprovando a realização do exame.

O urologista, Dr. Nilton Busch, afirma em entrevista sobre a importância das campanhas de incentivo e alerta ao câncer nos meses de outubro e novembro. “As campanhas são muito importantes. Não ajudam a prevenir, mas ajudam a identificar e incentivam os colaboradores a fazerem os exames necessários”, afirma o médico.

Dr. Nilton Busch, urologista, ressaltou sobre a importância do incentivo e das campanhas do Outubro rosa e Novembro azul. Fonte: Divulgação/Unimed COP

Quando o assunto é prevenção, não existe preconceito ou tabu que seja suficiente para cuidar da saúde. Previna-se e atente-se aos sintomas e cuidados necessários! É importante manter contato com um médico especialista, e manter em ordem todos os exames necessários.


Yuri Higuchi

Fonte: Unimed Centro-Oeste Paulista