Literatura e cinema como agentes de transformação no Fórum Instituto Unimed/RS

Literatura e cinema como agentes de transformação no Fórum Instituto Unimed/RS

2 Junho 2016

Os desafios éticos e culturais em um ambiente fragilizado pela crise política e econômica são o tema do 9º Fórum Instituto Unimed/RS que acontece em Porto Alegre dia 3 de junho, a partir das 9h, no Teatro do Bourbon Country. Com destaque para cinema e literatura como possíveis agentes de transformação da sociedade, o encontro traz à capital gaúcha importantes nomes da cultura nacional.

A senadora Ana Amélia Lemos já confirmou presença e estará ao lado do diretor do Instituto Unimed-RS Alcides Mandelli Stumpf e do presidente da Unimed-RS Nilson Luiz May para a cerimônia de abertura.

"A realização do Fórum traduz nosso objetivo de real aproximação da Unimed com a sociedade. Entendemos que a escolha do tema desta edição é uma contrapartida para a comunidade justamente neste momento em que o debate sobre ética se faz tão fundamental", explica Stumpf.

Dono de uma popularidade impressionante, com quase 200 mil seguidores no Facebook, filósofo e historiador, atualmente professor da Unicamp, o gaúcho Leandro Karnal faz a palestra inaugural do encontro na manhã do dia 3 de junho. Em seguida, o jornalista, sociólogo e geógrafo Demétrio Magnoli e o professor de ética e filosofia Roberto Romano protagonizam o painel sobre Ética, com mediação do jornalista Augusto Nunes, colunista da revista Veja.

À tarde, o jornalista e professor Juremir Machado faz a moderação do painel sobre Literatura com participação do escritor Ruy Castro, do psicanalista Contardo Calligaris e do médico e escritor Nilson Luiz May.

"Em nome do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed RS, tenho a satisfação de entregar à sociedade mais uma edição do Fórum Instituto Unimed RS. Este evento se diferencia pela livre expressão de ideias e conceitos, na palavra de reconhecidos talentos nas áreas da cultura, da literatura e do cinema. É uma notável contribuição ao Brasil, num momento de grave crise ética com consequências institucionais, políticas e econômicas", avalia May.

Bruna Lombardi, atriz, cineasta e escritora, que recentemente recusou convite para a Secretaria de Cultura do governo Michel Temer, assume a mediação do painel sobre Cinema como agente transformador do qual participam os cineastas Carlos GerbaseJayme Monjardim e Paulo Nascimento.

As inscrições para o fórum são gratuitas e podem ser realizadas via internet até o dia 1º de junho pelo sitewww.unimed.com.br/foruminstitutounimedrs.

 

Confira a programação completa:
9º Fórum Instituto Unimed/RS

Desafios culturais e éticos em tempos de crise

Dia: 03 de junho, sexta-feira

Local: Teatro do Bourbon Country – Porto Alegre/RS

 

9h – Cerimônia de abertura: 

Senadora Ana Amélia, Nilson Luiz May e Alcides Mandelli Stumpf

 

9h40min– Palestra de abertura: 

Leandro Karnal – Professor e Historiador

10h15min - Painel 1 | Ética:

Demétrio Magnoli - Jornalista, sociólogo e geógrafo.

Roberto Romano - Professor de Ética e Filosofia na UNICAMP.

Mediador: Augusto Nunes – Colunista Revista Veja.

 

12h Intervalo

 

13h45min – Painel 2 | Literatura:

Ruy Castro - Biógrafo

         Contardo Calligaris – Escritor, psicanalista e dramaturgo.

Nilson Luiz May – Escritor e médico.

Moderador: Juremir Machado – Escritor e jornalista.

15h30min - Intervalo

 

15h45min - Painel 3 | Cinema: 

Carlos Gerbase - Cineasta.    

Jayme Monjardim - Diretor de televisão e cinema.

Paulo Nascimento – Cineasta

Mediadora: Bruna Lombardi – Cineasta, atriz e escritora.

 

17h30min Encerramento

 

Pauta – Conexão e Conteúdo

 

 


Wagner de Souza Barbosa