Nossa Empresa

Nossa Empresa

Depois de 1960, os institutos de previdência foram unificados no Brasil, prometendo a democratização do atendimento em saúde. Entretanto, o descaso e as más condições impostas ao sistema fizeram aparecer um crescente número de medicinas de grupo cujo objetivo foi de mercantilização e aproveitamento do trabalho médico. Em decorrência desta situação o médico santista Edmundo Castilhos fundou a Unimed - União dos Médicos, baseada em princípios do cooperativismo. Uma empresa, administrada como tal, no entanto diferente por ser dos médicos e sem fins lucrativos.

Este exemplo se propaga por São Paulo e depois por todo o Brasil sendo que nos anos 70 se difunde no Rio Grande do Sul, onde se otimiza no seu componente organizacional e abrangência. Surgem então as Federações na tentativa de organizar e padronizar seu atendimento num mesmo estado. Em 1975 cria-se a Unimed do Brasil, hoje contando com 93 mil médicos cooperados e 11 milhões de usuários em 364 cooperativas médicas em todo o território nacional, representando 25% do mercado de saúde. Consolida-se como o maior sistema cooperativo médico do mundo. Uma iniciativa e resposta brasileira que mudou o perfil da saúde no nosso país.

Além de preservar o caráter liberal da medicina, resgata e mantém o caráter da ética e do papel social da medicina. Para tanto nos últimos anos foram lançadas campanhas de responsabilidade social, enfatizando o compromisso com as suas comunidades.

No Rio Grande do Sul a primeira Unimed foi criada na cidade de Erechim sendo posteriores as de Ijuí e Vales do Taquari e Rio Pardo. A Unimed Cachoeira do Sul foi a 12º Unimed a ser fundada no Rio Grande do Sul, que hoje conta com 30 cooperativas médicas.

A Unimed Cachoeira do Sul foi fundada em 1 de novembro de 1974 a partir do ideário cooperativista de Luiz Gonzaga Machado e Eurico Nestor Wilhelm, por orientação do Dr. João Eduardo Irion, presidente da Unimed Santa Maria naqueles dia.

Hoje com 205 médicos cooperados, com 21150 usuários engloba as cidades de Amaral Ferrador, Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Passa Sete, Santana da Boa Vista, Segredo e Sobradinho.

Data da Fundação: 01/11/1974

Médicos sócios fundadores:

- Luiz Gonzaga Machado;
- Theonas de Oliveira;
- Eurico Nestor Wilhelm;
- Altino Couto de Araujo;
- Argemiro Dias da Silva;
- Alfredo Geraldo Penna;
- Ênio Prestes Almeida;
- Gilberto Willig Teixeira;
- Edgar Sussenbach;
- Ivo Renê Pinto Garske;
- Marion Bastola Schirmer;
- Sérgio de Souza;
- Turíbio Brum Pires;
- Jorge Schiffner Filho;
- Acido Witeck;
- Gabriel Ferreira de Moraes;
- Júlio Cezar Niederauer Corrêa;
- Pedro Schimiedel Kowacs;
- Luiz Ramiro Gaspary;
- Luiz Gonzaga Félix Salzano;
- Delton Ney Gaiger;
- José Alberto Schuch;
- Pedro Geraldo Félix Salzano.

A Assembléia de Fundação foi realizada no auditório do Hospital de Caridade e Beneficência e teve a seguinte direção:

Presidente: Luiz Gonzaga Machado
Secretário da mesa: Theonas de Oliveira
Presença: Dr. João Eduardo Oliveira Irion. Presidente da Unimed Santa Maria e Coordenador da Federação das Cooperativas Médicas do RS (FECOMED).

Foram eleitos para sua primeira diretoria:

Presidente: Eurico Nestor Wilhelm
Vice: Marion Bastola Schirmer
Superintendente: Luiz Gonzaga Machado
Conselheiros titulares: Theonas de Oliveira e Alfredo Geraldo Penna
Suplentes: Altino Couto de Araujo e Ivo Renê Pinto Garske

Conselho Fiscal:
Titulares: Luiz Gonzaga Félix Salzano, Delton Ney Gaiger e Edgar Sussenbach
Suplentes: Turíbio Brum Pires, Acido Witek e Sérgio de Souza

Todos os primeiros anos tiveram sua base cooperativista representada na figura que idealizou a autonomia do trabalho médico e ousou sonhar uma Unimed centralizada na cidade de Cachoeira do Sul acreditando no potencial de regionalização e visionário na definição de alternativas sociais e éticas a Medicina. Dr Luiz Gonzaga Machado foi uma das pessoas extraordinárias da Medicina Cachoeirense legando à história a nossa cooperativa e seu sucesso indiscutível.

Durante sua existência as diretorias da Unimed foram as seguintes:

Ano Presidente Superintendente
1974/77 Eurico N. Wilhelm Luiz Machado
1978/83 Geraldo Salzano Luiz Machado
1984/86 Acido Witeck Luiz Machado
1987/89 Ciro Fischer Luiz Machado
1990/92 Ciro Fischer Lauderi Ladwig
1993/95 Marion Schirmer Paulo Machado
1996/98 Augusto Rohde Paulo Machado










A partir do ano de 1996 a direção da Unimed mudou seu perfil de presidencialista para parlamentarista sendo criado o Conselho Administrativo e este passando a escolher o presidente da Cooperativa, que foram:

Ano Cooperado
1999 Jorge Martines
2000 Jorge Martines
2001 Jorge Martines
2002 Tadeu Gomes
2003 Antonio Almeida
2004 Jorge Martines
2005 Jorge Martines
2006/08 Jorge Martines

A Unimed em Cachoeira ocupou inicialmente uma sede alugada na Rua Sete de Setembro na Galeria Honorato. Contava com o trabalho organizador do superintendente e da secretaria Marlene Gama, artífices da sua formação. Dividia o espaço com a Sociedade de Medicina e Cirurgia. As assembléias eram realizadas no salão nobre no Hospital de Caridade e Beneficência, o que ocorreu até o ano de 1979. No início, as cooperativas eram obrigadas a obter registro e serem vinculadas ao INCRA.

Em 1979 a Unimed realiza a compra de um terreno situado a rua Saldanha Marinho.

Em 1983 houve uma crise com o Banco do Brasil que insistia no credenciamento individual e seletivo aos médicos. A Unimed acreditava num credencial Universal a todos os cooperados. Os médicos pararam de atender a Caixa de Assistência do Banco do Brasil. Ao mesmo tempo a SOMECI e UNIMED viveram dias turbulentos relativos participação no consorcio dos bens adquiridos entre a cooperativa e a Sociedade médica. Houve um projeto de construção de uma unidade ambulatorial junto a futura sede cuja assembléia geral ordinária não aprovou.

O Dr. Luiz Machado nesta assembléia declara a seguinte frase em virtude das dificuldades de aprovação dos planos de crescimento durante a AGO: "...um dia eu vou sair da superintêndencia da Unimed, mas vou ter todo o cuidado de procurar entregar o cargo para quem pensa como nós para evitar os descaminhos da cooperativa".

Em agosto de 1983 foi comprada a atual sede situada na Rua Saldanha Marinho em frente ao Colégio Roque Gonçalves. A Someci foi sócia na aquisição. Sendo que tudo resultou através de uma dívida relativa ao atendimento médico aos pacientes do Funrural. Em assembléia geral ficou decidido que a dívida recebida por anos de atraso nos atendimentos efetuados a estes pacientes seria aproveitado pela SOMECI para integralizar o Consorcio que permitiu a aquisição do prédio atual. A Unimed obteve uma proporção de 75% e a Someci de 25%. Também foi aprovada pela Diretoria uma proposta de estudo de viabilidade para assumir o Hospital da Liga Operária, que se encontrava desativado .

Em 1984 foi instituído limite de idade para usuários entrarem nos planos. E foi neste ano que Sobradinho e Arroio do Tigre passaram a fazer parte da área de ação da Unimed Cachoeira do Sul.

Com a coordenação da Federação das Unimed´s do Rio Grande do Sul, a definição das áreas de ação de cada uma das singulares auxiliou em seu crescimento, através do ingresso em sua estrutura de várias cidades da região como Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul e Sobradinho, com sua expansão não apenas territorial, mas também seu enriquecimento em médicos cooperados e usuários.

Nos próximos anos ampliou-se a sede da cooperativa e em 1987 Encruzilhada do Sul passa a fazer parte da Cooperativa. Em 1988 Caçapava do Sul incorpora-se á área de ação da Unimed Cachoeira do Sul.

Em 1990 durante a presidência do Dr Cyro Fischer, que havia sido reeleito assume a superintendência o médico Lauderi Ladwig, sendo que uma nova época começa na Unimed com o Dr. Luiz Machado deixando a superintência, cargo que ocupou durante 16 anos. Foi o fim da época e da era do idealizador que foi o símbolo inicial da cooperativa.

Iniciava também os primeiros estudos sobre a criação do Prontomed. Sendo que em 1991 foi adquirido um terreno na localidade de Poço Comprido.

O Pronto Atendimento Unimed se concretiza e inicia suas atividades no piso térreo do Hospital da Liga Operária em junho de 1991. Mas em 1992 o prédio do Hospital da Liga passa abrigar a Secretaria Municipal da Saúde e a Unimed transfere seu pronto atendimento para o Hospital de Caridade e Beneficência. Em uma parceria com o HCB, a Unimed reforma a área física do Hospital custeia o trabalho de pediatras para otimizar o atendimento. A inauguração do HCB-Unimed 24 horas é inaugurado em janeiro de 1993 pelo provedor José Bicalho e pelo Presidente da Unimed Cyro Fischer.

Foi também nesta época o inicio dos estudos para construção de um hospital da Unimed.

Em 1993 a Assembléia Geral elege o médico Marion Schirmer para presidente e Paulo Machado assume a superintendência. A direção da Unimed anuncia proposta para construção do Hospital próprio.

Dentro da Cooperativa começam os estudos para a criação do Pronto atendimento sendo aprovado em assembléia e em 1994 inicia a construção do PA, que foi inaugurado em 20 de março de 1997, sendo que já nos seus primeiros dias de vida já apresentava propostas de ampliação. O crescimento progressivo de seus serviços e do número de seus usuários levou ao planejamento da construção de uma estrutura de serviços próprios, estratégia que começava a se desenhar em outras singulares do sistema Unimed.

Construído a partir predominantemente de recursos próprios, foi inaugurado em 20 de março de 1997, o Pronto Atendimento Unimed 24 horas, no Poço Comprido em Cachoeira do Sul, com uma estrutura física invejável, se tornando força geradora de amplos benefícios a nossos usuários. Em 20 de dezembro do mesmo ano foi realizada sua ampliação, com a disponibilidade maior de acomodações e de serviços. Em 2004, foi determinado seu funcionamento como Hospital Dia Unimed, seguindo a tendência moderna de desospitalização, com a realização de procedimentos ambulatoriais, com resolutividade em período de até 12 horas.

Em 2005, juntou-se aos serviços já prestados pela cooperativa, como o Atendimento Domiciliar oferecido dentro desde 2003, o Espaço Vida Unimed, ação de caráter preventivo, que busca mudar o perfil de atuação da cooperativa visando a saúde e a prevenção de doenças, evitando o tratamento curativo apenas.

Neste ano, a partir de sugestões de cooperados, tendo a idéia da configuração de um caráter regional, foi aprovada em Assembléia Geral Extraordinária a mudança do nome da cooperativa para Unimed Centro – RS.

O ano de 2005 também marca o recebimento pelo primeiro ano do selo de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil, como consagração da política de participação da empresa junto a comunidade.

Ao curso desses 31 anos, a Cooperativa médica montou uma infra-estrutura invejável buscando zelar pela saúde de seus mais de 17 mil usuários, na região. Na prática, a UNIMED demonstra o que a teoria já podia prever: oferece serviços médicos da melhor qualidade, a preço justo.

Hoje com a razão social Unimed Centro - RS a cooperativa está definida estruturalmente de forma a seguir a ordem hierárquica e de processos conforme o seu negócio e sua constituição empresarial.

Seguindo o organograma temos ao topo, como órgão maior de decisão a Assembléia Geral Ordinária, logo a baixo na escala hierárquica estão o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal, em seguida a direção composta pelo Presidente, Vice-presidente e o Superintendente. Os Coordenadores de áreas (Seccionais), são nomeados pelos membros da diretoria e respondem pelo gerenciamento das áreas específicas de suas seccionais. Além destes são nomeados o Diretor de Mercado, o Coordenador da Comissão Técnico-disciplinar, o Coordenador do Comitê Educativo e o Coordenador Médico do Hospital Dia.

No âmbito operacional, estão dispostos hierarquicamente de cima para baixo o Gerente Geral, os Coordenadores Operacionais da Sede Administrativa e do Hospital Dia, ficando no mesmo nível de coordenação a Coordenadora de Enfermagem.

Os setores de Faturamento, Financeiro, Autorizações, Cadastro, Tecnologia da Informação, Contabilidade, Relacionamento com o Cliente e Recursos Humanos são chefiados por colaboradores que se reportam a os coordenadores que em seguida respondem ao Gerente Geral.

Agora, quando a iniciativa privada é cada vez mais solicitada a ocupar espaço na assistência médica à população, a UNIMED se encontra plenamente equipada para oferecer excelentes serviços. Com dezenas de prestadores de serviços e um Hospital Dia com infra-estrutura hospitalar, a Cooperativa presta assistência concreta de qualidade graças à dedicação de seus médicos cooperados e abnegação de seus colaboradores.