História Unimed Centro Sul Fluminense

História Unimed Centro Sul Fluminense

Em onze de agosto de 1992, 24 médicos assinaram a ata de criação da Unimed Barra do Piraí que abrangeria também as cidades de Vassouras, Piraí, Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin. Com o objetivo de proporcionar remuneração justa para os médicos e assistência de qualidade a uma grande parcela da população, esses médicos deram um importante passo em resposta ao processo de mercantilização da medicina impostas pelos planos de saúde que desvalorizava e aviltava o trabalho do médico.

Com uma sede alugada na praça Nilo Peçanha, no centro de Barra do Piraí e contando com apenas dois funcionários, a cooperativa deu seus primeiros passos. Já em 1994 obteve sua primeira grande conquista. Dois contratos fechados com a Metalúrgica Barra do Piraí e a Thyssen trouxeram 6 mil clientes, mais do que dobrando sua carteira. No fim desse mesmo ano, a Unimed Barra do Piraí já estava em sua sede própria, na praça Oliveira Figueiredo, nº 50, em Barra do Piraí. A mudança para a nova sede marcou também o início do processo de informatização, indício de que a cooperativa crescia em volume e complexidade.

Com o desenvolvimento da cooperativa foram necessárias novas expansões de suas unidades. Em 1995 foi inaugurada a unidade de Vassouras, em 1998 a sede expandiu para um novo imóvel contíguo, em 2003 foi inaugurada a unidade de Piraí e em 2004 foi construído um auditório na sede. Além da estrutura administrativa, outros serviços foram criados como a medicina ocupacional, em 1996.


Buscando traduzir melhor a representação em relação aos municípios que a integram, em 2007 a Unimed Barra do Piraí passou a chamar-se Unimed Centro Sul Fluminense. Atualmente possui quase 20 mil clientes, 164 cooperados, 50 funcionários e 5 estagiários. Em 2006 e 2008 ficou entre as melhores Unimeds do Brasil através do IDSS, instrumento criado pela ANS que analisa itens como a saúde financeira, serviços prestados e formação de dirigentes da cooperativa.

A Unimed Centro Sul Fluminense também se orgulha de promover o desenvolvimento das comunidades em que atua. O resultado é a conquista pelo 6º ano consecutivo do Selo de Responsabilidade Social outorgado pela Unimed do Brasil.