NAPS Unimed Chapecó Realiza Pesquisa de Satisfação

Confira dados, critérios avaliativos e resultados completos

NAPS Unimed Chapecó Realiza Pesquisa de Satisfação

Confira dados, critérios avaliativos e resultados completos

19 Abril 2021

Baseado em cuidados personalizados e na atenção integrada à saúde de seus beneficiários, o NAPS (Núcleo de Atendimento Personalizado à Saúde) da Unimed Chapecó combina métodos de assistência e cuidados individuais a uma equipe multidisciplinar especializada.

Realizada a partir da contribuição de clientes com faixa etária média de 39 anos, a Pesquisa de Satisfação NAPS Unimed Chapecó visa colher e apresentar dados e opiniões de usuários através do método de PCATool-Brasil*. Confira:

 

A Equipe Unimed Chapecó agradece pela contribuição de todos os participantes e equipe realizadora. As pesquisas de satisfação são o primeiro passo rumo ao aperfeiçoamento constante – princípio que move nossa cooperativa.

*O PCATool-Brasil – Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCATool – Primary Care Assessment Tool) apresenta originalmente versões autoaplicáveis destinadas a adultos maiores de 18 anos (PCATool versão Adulto). Esse instrumento, já validado em outros países, foi validado e recebeu o nome de Instrumento de Avaliação da Atenção Primária – PCATool-Brasil.

Acompanhamento de pacientes Pós-Covid-19 é oferecido pela equipe multiprofissional do NAPS

Acompanhamento de pacientes Pós-Covid-19 é oferecido pela equipe multiprofissional do NAPS

28 Abril 2021

Com o decorrer da pandemia, identificou-se que muitos pacientes vêm apresentando sequelas após a infecção pela Covid-19. Isso mostra que a recuperação da doença não se restringe apenas aos períodos de incubação, ativo, internação ou tratamento. Muitos pacientes apresentam sintomas motores, respiratórios e neurológicos que se estendem por meses, causando prejuízo no cotidiano do paciente.

Nesses casos, torna-se necessário o acompanhamento por um médico que direcione para a equipe multiprofissional o cuidado necessário durante o tratamento das sequelas da doença. 

O termo “sequela” é utilizado para definir a condição que surge como consequência de uma enfermidade e pode ser temporária ou permanente. No que diz respeito aos principais sintomas identificados como Síndrome Pós-Covid-19, são observados com maior frequência: dificuldade para respirar, fadiga, dor de cabeça, sintomas gastrointestinais e dor muscular. 

Considerando esse cenário, o Núcleo de Atendimento Personalizado à Saúde (NAPS) percebeu a importância de acompanhar e tratar esses pacientes. Através do contato telefônico são identificados os casos que apresentam sequelas e agendadas as consultas com o médico de referência. Na sequência, é feita a avaliação presencial e a solicitação de exames quando necessário. O paciente é acompanhado pela equipe multiprofissional de acordo com sua individualidade.