Voltar

Colaboradores Unimed se formam em cursos Técnicos de Análises Clínicas e Enfermagem

Colaboradores Unimed se formam em cursos Técnicos de Análises Clínicas e Enfermagem

Colaboradores Unimed se formam em cursos Técnicos de Análises Clínicas e Enfermagem

13 Agosto 2019

 “Muitas de nós com certeza não teriam condições financeiras de fazer um curso se não fosse dessa forma. Foi uma oportunidade de ouro”. É com essa gratidão que Camila Mendes, 23 anos, se formou na noite deste sábado (10), no curso Técnico em Enfermagem. Colaboradora do setor administrativo da Unimed, ela finalizou essa importante etapa por ter recebido a oportunidade de ter o curso financiado pela cooperativa em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).

Juntamente com Camila, outros 26 colaboradores da Unimed se formaram nos cursos de Técnico em Análises Clínicas e Técnico em Enfermagem pela Faculdade Senac e, além de realizar o sonho de uma formação técnica, agora podem ter a oportunidade de trabalhar nas respectivas áreas, sendo integrados gradualmente às novas funções por meio de processo seletivo.

De acordo com o presidente da Unimed, Dr. José Pegoraro Foresti, a parceria iniciou alinhada às diretrizes de gestão de pessoas da cooperativa e pela percepção da falta de profissionais com essa formação. “O hospital da Unimed é um dos mais bem qualificados no Estado em termos de Acreditação Hospitalar, nível máximo no Brasil, e estamos nos encaminhando para uma Acreditação Internacional. Há três anos, acabaram as verbas públicas do Pronatec, e nós, em parceria com o Sescoop, conseguimos recursos para proporcionar a qualificação aos nossos colaboradores, também pensando no hospital novo que está prestes a ser inaugurado”, comenta. 

O coordenador de Formação Profissional e Monitoramento do Sescoop/SC, Elvio Silveira, no ato representando o presidente, acompanhou com satisfação a formatura. “Para o Sescoop/SC esse momento é muito importante, pois cumpre com um dos nossos objetivos, que é a formação profissional dos colaboradores das cooperativas. Que sejam excelentes profissionais e, que a formação contribua não só com a Unimed, mas para vida deles”, destaca. 

A diretora da Faculdade Senac de Chapecó, Silvana Marcon, enfatiza que a instituição se sente privilegiada em fazer parte do projeto. Ela ressalta que, apesar de as turmas serem fechadas aos colaboradores da Unimed, os profissionais receberam a formação padrão dos cursos. Além da grade curricular padrão, foram incluídos conceitos de qualidade e segurança, conteúdo estes específicos da Unimed”, afirma. 

Silvana explica que o processo de aprendizagem contou com aulas teóricas, práticas dentro dos laboratórios do Senac e estágios realizados na Unimed. Para ela, a diversidade das turmas e o resultado emocionam. “Foi um trabalho bastante impactante. Tínhamos nas turmas pessoas que atuavam em todas as áreas e isso fez com que houvesse crescimento pessoal para todos”, comemora.