Voltar

Flor com amor: cuidado e alento aos pacientes

Flor com amor: cuidado e alento aos pacientes

Flor com amor: cuidado e alento aos pacientes

1º Novembro 2019

Energia, inconstância, efemeridade da vida e vitória sobre a morte são algumas das simbologias das flores. Com perfume, beleza e diversidade de cores elas são maneiras de presentear por amizade, admiração e respeito. Aliado a esses atributos e com o intuito de reconhecer a força dos pacientes com câncer e também de incentivar a realização de exames preventivos foi realizado a quarta edição da ação “Flor com amor”. 

A iniciativa é da Unimed Chapecó, RIC TV Record Oeste, Flowers Shop e Shopping Pátio Chapecó. A primeira etapa da ação consistiu em disponibilizar um espaço no shopping, no qual as pessoas puderam escrever uma carta para pacientes com câncer. A outra etapa ocorreu, nesta semana, com a entrega da mensagem e de uma flor para pacientes no Centro de Oncologia e Hematologia Unimed Chapecó, no bairro Santa Maria.  

De acordo com o enfermeiro coordenador, José Renato Weber, a intenção é demonstrar amor e cuidado nessa fase do tratamento, delicada e, para alguns, de sofrimento. “Nosso desejo é que eles possam ter o restabelecimento de sua saúde o quanto antes, além de conscientizar sobre a importância da prevenção. Muitos pacientes nos dão uma lição de vida e de superação, tentamos surpreendê-los e somos impactados com a força que demonstram”, observou. 

A paciente, Zelda Fachinello Roque de Lima, de 70 anos, em 2003 foi diagnosticada com câncer de mama e, posteriormente, em 2017 com câncer de pulmão. “Posso dizer que sou privilegiada, pois recebi dois milagres em minha vida e aprendi muito com essa doença. Sempre tive muita força e nunca pensei em desistir, pois obter a cura é uma lição para continuarmos e fortalecermos outras pessoas”, relatou ao agradecer pelo carinho do recado e da flor e de todos os profissionais que acompanharam durante o tratamento.

Para a assistente de autorizações, Ana Paula Uavniczak, de 27 anos, que está em tratamento do câncer de mama, acordar a cada dia é uma vitória. “Temos momentos difíceis, tem períodos que ficamos bem debilitados, porém quem define o meu dia sou eu e tenho a escolha de torná-lo mais leve e feliz”, comentou ao destacar que a doença mudou sua perspectiva de futuro.

Segundo a paciente Heleia Bortolosso, de 40 anos, que está em tratamento do câncer de mama há dois anos, receber a carta e a flor foi uma grande surpresa. “Essa ação é muito especial e importante. Precisamos encarar essa situação naturalmente, sem deixar de realizarmos nossas atividades de rotina, pois é necessário sempre olhar parar frente e positivamente”, destacou.

O paciente Ary Fiorini, de 77 anos está curado do câncer de próstata e mantém o zelo por sua saúde. “Sempre me dediquei para o serviço voluntário, ajudei entidades que atendem deficientes físicos, atuo ativamente na igreja e sei que ainda tenho muito o que fazer e para ajudar outras pessoas, principalmente, aconselhar sobre a importância de realizar os exames periodicamente”, relatou.

A gerente comercial da RIC TV Record Oeste, Catiuscia Medeiros, enfatizou que ações sociais como essa trazem mais carinho aos pacientes que enfrentam um momento delicado de suas vidas. A empresária e florista, Grasiela Bortoli, ressaltou que participar da ação representa se emocionar do início ao fim. “A flor tem muitos significados e nesta edição, escolhemos uma variedade plantada, que requer cuidado constante para que possa florir o ano inteiro, uma alusão a campanha Cuidado Infinito”, explicou.