Voltar

Hospital Unimed Chapecó apresenta dois trabalhos em Congresso Internacional de Genebra

Hospital Unimed Chapecó apresenta dois trabalhos em Congresso Internacional de Genebra

Hospital Unimed Chapecó apresenta dois trabalhos em Congresso Internacional de Genebra

19 Julho 2019

O Hospital Unimed Chapecó será representado no International Conference on Prevention and Infection Control (ICPIC) com a apresentação de dois trabalhos. Reconhecido como o mais importante congresso sobre controle de infecção hospitalar na atualidade, o evento é realizado a cada dois anos em Genebra, na Suíça. A conferência, que ocorrerá no período de 10 a 13 de setembro, representa um fórum exclusivo para troca de conhecimento e experiência sobre prevenção de infecções associadas aos cuidados de saúde e controle da resistência antimicrobiana em todo o mundo.

Os dois trabalhos serão apresentados in loco, nos dias 10 e 11 de setembro, pela médica infectologista e diretora hospitalar da Unimed Chapecó, Dra. Carolina Cipriani Ponzi. O primeiro demonstra como o Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) pode colaborar para a implantação de atividades assistidas por animais em hospitais. “O trabalho descreve toda a atividade realizada pelo SCIRAS na implantação do programa Cão Amor e descreve que não houve intercorrência alguma nas visitas (infecciosa ou de qualquer outra causa) desde agosto de 2017, quando iniciaram as atividades”, explica Dra. Carolina.

Outro trabalho do Hospital Unimed Chapecó aceito para apresentação no congresso descreve a atividade de isolamento preventivo de pacientes com risco para colonização e infecção por germes multirresistentes no hospital. Além da oportunidade de participar neste ano, o Hospital Unimed Chapecó teve um espaço na programação do evento em 2015, quando levou dados sobre o Programa Target Zero de infecções de sítio cirúrgico na instituição”.

Para Dra. Carolina, as produções científicas em hospitais, que não são dedicados ao ensino e à pesquisa, são sempre um desafio, pois exigem um esforço a mais das equipes. “Publicar trabalhos num evento deste porte coloca o Hospital Unimed Chapecó ao lado de grandes e tradicionais instituições do Brasil, como a USP, a UNIFESP e a UNICAMP, por exemplo, bem como ao lado de instituições internacionais como a Universidade de Genebra”.

Programa Cão Amor

Desde agosto de 2017, os cães do Programa Cão Amor e suas tutoras já visitaram mais de 200 pacientes adultos e pediátricos, em todos os setores do hospital, sem que houvesse qualquer evento relacionado a esta atividade (transmissão de infecções ou zoonoses, alergias, agitação, mau comportamento dos animais). A monitorização microbiológica periódica é realizada em todos os animais, sem que nunca tivesse sido detectada colonização por germe multirresistente.

Os cães foram selecionados a partir das suas características: adultos, dóceis, bem socializados e prontamente obedientes a comandos. Outros critérios incluem o fato de não terem costume de latir e fazer suas necessidades fora de local adequado. Além disso, o banho dos pets deve ocorrer 24 horas antes da visita, é preciso atestado de boas condições de saúde emitido por um médico veterinário, estar com as imunizações, antiparasitários e anti-helmíntico em dia.