Voltar

Unimed Chapecó é nota máxima em avaliação da ANS

Unimed Chapecó é nota máxima em avaliação da ANS

Unimed Chapecó é nota máxima em avaliação da ANS

6 Abril 2021

Unimed Chapecó conquistou nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), conforme levantamento do Programa de Qualificação das Operadoras 2020 (ano-base 2019), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A iniciativa busca estimular a qualidade dos planos de saúde, avaliar a atenção à saúde, o acesso aos serviços, a sustentabilidade do mercado, a gestão de processos e o atendimento à regulação do setor.

No Brasil, foram avaliadas 945 operadoras, que englobam mais de 70 milhões de beneficiários. O IDSS geral do ano-base 2019 foi de 0,8011. Em Santa Catarina os melhores resultados foram da Unimed Chapecó, Unimed Blumenau e Unimed Litoral. Todas conquistaram a nota máxima 1,00. 

O IDSS é calculado a partir de 33 indicadores divididos em quatro dimensões com base nos dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da ANS ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde, gerando uma nota para cada operadora, que varia de zero a um (nota máxima de desempenho). 

O indicador permite a comparação entre operadoras, estimula a disseminação de informações transparentes e a redução da assimetria de dados, além de ampliar a concorrência baseada em valor no setor. 

A Unimed Chapecó com mais de 51 mil beneficiários do plano de saúde também foi destaque em duas dimensões: sustentabilidade no mercado (1,00) e gestão de processos e regulação (1,00). Nas outras duas dimensões obteve os seguintes indicadores: qualidade em atenção à saúde (0,67) e garantia de acesso (0,64).

“Esses resultados corroboram que trilhamos o caminho da excelência, pois todas as ações da cooperativa médica direcionam para o aprimoramento do atendimento aos pacientes”, comemora o presidente da Unimed Chapecó e médico do trabalho, Dr. José Pegoraro Foresti, ao comentar que nos últimos anos foram implantados inúmeros protocolos para garantir a qualidade do atendimento a todos os clientes.