Voltar

Uso de dispositivo hemostático é foco de treinamento da Unimed Chapecó

Uso de dispositivo hemostático é foco de treinamento da Unimed Chapecó

Uso de dispositivo hemostático é foco de treinamento da Unimed Chapecó

26 Julho 2019

A Unimed Chapecó promoveu, neste mês, mais uma edição do treinamento de Educação Continuada da cooperativa médica. Desta vez o tema foi o “Uso de dispositivo hemostático Angio Seal” e o público-alvo envolveu a equipe médica e de enfermagem do Centro Cardioneurovascular, bem como os profissionais da auditoria. 

O curso foi ministrado pelos enfermeiros Vinícius Alcântara e Cristian Souza. O objetivo foi demonstrar a maneira de uso adequado do Angio Seal - dispositivo de selamento vascular para punções femurais que será utilizado no Centro Cardioneurovascular do Hospital Unimed Chapecó. O produto, formado por componentes absorvíveis e biocompatíveis, permite movimentação e alta hospitalar antecipada. “Trata-se de um dispositivo que traz benefícios tanto para a equipe quanto ao paciente, pois reduz significativamente o risco de complicações e diminui o tempo de exposição do paciente com procedimento invasivo. A taxa de sucesso é de 99%”, destacou Vinícius.

A enfermeira do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Dayana Beckhauser esteve entre os participantes do treinamento e, para ela, a capacitação da equipe médica e de enfermagem foi essencial para ampliar conhecimentos sobre essa tecnologia que já existia no mercado e volta a ser comercializada no país. “Este material tem o intuito de auxiliar na diminuição dos eventos relacionados a punção, como sangramento e hematomas. O dispositivo também diminui o tempo de permanência intra-hospitalar, já que o paciente pode levantar e caminhar em um tempo menor que as 6hs hoje aplicadas para punções femorais. Portanto, proporciona à equipe e ao paciente maior segurança. Por este motivo estamos sempre em busca de novas tecnologias e dispositivos, pensando em qualificar o atendimento”.