Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

1º Abril 2020
 
1. O que muda com esse novo Modelo de Atendimento à Saúde?
Todo beneficiário que possuir o Plano Unimed Personal deve realizar o agendamento da consulta diretamente no NAPS, as consultas e os cuidados de saúde são realizadas pelo seu médico de referência com o apoio de sua equipe de saúde. Além de consulta para acompanhamento de uma doença já instalada, você pode procurar o NAPS para atendimentos preventivos em saúde e de manutenção da qualidade de vida. 
 
2. Posso agendar consulta diretamente com médico especialista?
O médico do NAPS fará a avaliação em saúde buscando a resolutividade de todas as suas necessidades em saúde, integrando ações preventivas e curativas. Através de um olhar integral e não somente centrado na sua queixa principal, esse médico pode detectar outras necessidades em saúde e antecipar o cuidado antes que os agravos ocorram. 
A necessidade de atendimento com especialista será avaliada, durante consulta, pelo médico do NAPS e caso este identifique ser necessário, fará o encaminhamento ao especialista, através da referência de atendimento. É a partir deste contato que você beneficiário, terá uma equipe que o acompanhará ao longo do tempo, cuidando de você. Esse é o vínculo com o cuidado e com a sua saúde. 
 
3. E, o retorno dessa consulta no NAPS é em até quantos dias?
O retorno da consulta médica no NAPS é em até 30 dias
 
4. Quando o médico me encaminhar para um especialista, como posso realizar o agendamento?
O encaminhamento ao especialista é decidido em conjunto com seu médico durante a consulta no NAPS e o agendamento, se você preferir, poderá ser realizado pela equipe do NAPS com o médico especialista de sua escolha.
 
5. E se o médico do NAPS solicitar um exame, como realizo o agendamento?
Da mesma forma, o agendamento dos exames indicados pelo médico também poderá ser realizado pelos profissionais da equipe do NAPS ou pelo próprio beneficiário, quando assim desejar.
 
6. Posso me consultar com um especialista e depois solicitar ao NAPS o encaminhamento e entregar no consultório?
Não serão fornecidos encaminhamentos retroativos, por isso a importância de, primeiramente, agendar com o seu médico do NAPS. Caso identificada a necessidade, ele fará o direcionamento para o especialista. 
 
7. Como devo agir em situações de Urgência/Emergência?
Existem algumas situações de urgência, de menor complexidade, que podem ser solucionadas no NAPS por exemplo: gastroenterites, febre, amigdalites, infecções urinárias, alergias, conjuntivites e outros que não ofereçam risco de morte. O NAPS não tem suporte para emergências, nestas situações a busca deve ser pelo Pronto Atendimento.
 
8. Se ocorrer uma Urgência fora dos horários de funcionamento do NAPS, o que devo fazer?
Deve procurar o Pronto Atendimento para receber a assistência necessária