Gestão da Sustentabilidade

Gestão da Sustentabilidade

 

Desde 2004 a Unimed Chapecó participa do Selo de Sustentabilidade Unimed emitido pela Unimed Brasil e reconhecido pelo Instituto Ethos. O objetivo do selo é reconhecer e estimular as boas práticas, realizar um diagnóstico de gestão, integrar o sistema Unimed possibilitando uma visão sistêmica das singulares, buscando um equilíbrio entre os âmbitos social, econômico e ambiental.


O Selo de Governança Corporativa criado pela Unimed do Brasil, estimula o Sistema Unimed à prática da Governança Cooperativa como um diferencial, ressalta o compromisso das organizações, pela busca e aprimoramento constante dos conceitos presentes na governança, obtendo, por consequência, o respeito dos seus colaboradores, das sociedades e comunidades onde estão inseridas e o reconhecimento de mercado.


Para participar do processo de certificação, a cooperativa médica responde anualmente os questionários sobre sua gestão como um todo (governança, público interno, clientes, fornecedores, meio ambiente, governo e sociedade), preenche e realiza auditoria externa do Balanço Social com indicadores internos e externos, calcula a emissão de CO2 e alimenta o Banco de Práticas no site da Unimed Brasil (descrevendo os programas, projetos, ações e práticas de gestão da singular).


Todos os critérios são analisados por uma comissão avaliadora, a qual emite às singulares devolutiva e sugestões de melhorias.
O Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade Unimed a ser aplicado em 2016 com referência aos anos 2014 e 2015 seguem as seguintes categorias de classificação: bronze, prata, ouro e diamante. A reestruturação do selo vigente unificou em um questionário e processo de análise o Selo Unimed de Sustentabilidade e Selo de Governança Cooperativa.


Em 2013 e 2014 a Unimed Chapecó obteve o Selo de Governança Cooperativa na categoria Ouro. Pelo 11º ano consecutivo a cooperativa médica é reconhecida pela sua gestão em Sustentabilidade e desde 2012 possui o Selo Unimed de Sustentabilidade na categoria Diamante.