Instituto Unimed SC - Filial Chapecó

Instituto Unimed SC - Filial Chapecó

Instituto Unimed SC - Filial Chapecó

A Unimed busca fortalecer seu compromisso com a Sustentabilidade por meio do seu Instituto, uma instituição sem fins lucrativos que possui a titulação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 28 de novembro de 2009. A partir disso, o Instituto Unimed Santa Catarina – Filial Chapecó tem como finalidade o estímulo e a promoção de iniciativas e trabalhos de caráter educacional, social e ambiental.
Um dos diferenciais da atuação do Instituto Unimed SC é a possibilidade de captação de recursos via incentivos fiscais. Seus programas são cadastrados no Ministério do Esporte, no Fundo da Infância e Adolescência (FIA), em editais de financiadores a nível municipal, estadual, federal e internacional.
O Instituto Unimed almeja contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária, onde as pessoas possam ter condições de buscar seus objetivos com dignidade e cidadania. Além disso, busca transformar os programas sociais em grandes pontes de alavancagem na mudança social, através de ações, projetos e programas com foco na saúde, educação, esporte, meio ambiente e cultura.
A maior atuação do Instituto no estado e em Chapecó são os programas Esporte Comunitário e Viver Bem na Escola.

*Interessados em apoiar os programas desenvolvidos pelo Instituto Unimed SC – Filial Chapecó ou para mais informações devem entrar em contato pelo telefone (49) 3361-1855 ou acessando o site: institutounimedsc.org.br.

 

- Programa Esporte Comunitário
O Programa Esporte Comunitário tem por objetivo promover atividades esportivas para crianças e adolescentes, para a promoção da saúde e do bem estar, além de garantir o exercício da cidadania. Também dissemina práticas de prevenção à saúde por meio de atividades educativas, com orientações e palestras para os alunos e seus familiares.
São beneficiadas 100 crianças de 09 a 13 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, estudantes de 02 escolas públicas de Chapecó. Semanalmente praticam a modalidade do mini-handebol, nas dependência do Serviço Social do Transporte (SEST Chapecó). O programa conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação.


- Programa Viver Bem na Escola
O Programa Viver Bem na Escola atua na promoção de ações educativas para a prevenção e incentivo à saúde e qualidade de vida junto às comunidades escolares. Incentiva o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e fomenta uma análise crítica e reflexiva sobre os valores, condutas, condições sociais e estilos de vida. O programa traz em seu contexto ações de conscientização para crianças e adolescentes quanto a mudanças de hábitos, que proporcionam uma vida equilibrada, física e emocionalmente.
São atendidas 03 unidades escolares do campo, beneficiando alunos do ensino fundamental. Os professores são capacitados nos temas: Prevenção e Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Gerenciamento de Estresse. Com as crianças são realizadas oficinas para trabalhar os temas alimentação saudável, prevenção de acidentes e qualidade de vida. Os pais e comunidade escolar recebem informações e orientações sobre Trânsito seguro, cidadania e qualidade de vida.

 

Os Programas também estão engajados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a qual contempla os ODS: