Meio Ambiente

Meio Ambiente

Fórum de Resíduos Sólidos

Com o interesse de atuar em prol da gestão dos resíduos sólidos no município de Chapecó, desde 06 de outubro de 2010 a Unimed Chapecó tem representação no Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó.


O Fórum tem como principal objetivo articular a diversidade de forças, processos e organizações, trabalhando interinstitucionalmente temas acerca dos resíduos sólidos, atento aos aspectos educacionais, ambientais e socioeconômicos. De caráter permanente para discutir, propor, articular e sensibilizar para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos no município, atuando de acordo com os planos setoriais de Chapecó e leis vigente. É um colegiado de discussões, consultivo no âmbito de seus objetivos, encaminhamentos de providências e medidas necessárias à defesa do meio ambiente, por meio do esforço conjunto de órgãos, entidades públicas e privadas comprometidas com a gestão integrada dos Resíduos Sólidos.

Além da Unimed Chapecó compõem o Fórum de Resíduos Sólidos as entidades: Aurora Alimentos, Fundação Aury Bodanese, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), Unochapecó, Unopar, Consórcio Iberê, Instituto Goio-En, Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renovavéis (FCTER), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Casan, Comitê de Bacias, Fibratec, Prefeitura Municipal de Chapecó, Servioeste, Sindicato das Indústrias de Plástico do Oeste de SC (Sindiplasc), Verde Vida, TOS – Tucano, Unoesc Chapecó, Azeplast e as Associações de Catadores (ARSOL, AMARLUZ, ASMAVI e São Francisco).

 

PGRSS 

A Unimed Chapecó tem sua gestão baseada na Política de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Na condição de empresa socialmente responsável desenvolve ações que atendem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM's), em específico o item 7: Qualidade de vida e Respeito ao Meio Ambiente. Para isso, trabalha com a reeducação de seu público interno e comunidade sobre consumo consciente e preservação do meio ambiente.


Com esse compromisso, atendendo as legislações vigentes, elabora seu PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS) e destina todo o resíduo gerado internamente de forma a minimizar o impacto causado ao meio ambiente. Além de manter a documentação atualizada em arquivo, a Unimed por meio de uma equipe técnica formada por bióloga, assistente social e técnicos de segurança do trabalho, realiza anualmente visitas técnicas a todas as empresas coletoras de resíduos, entendendo que é importante monitorar a prática e certificar-se de como acontece o processo.


 A cooperativa desenvolve também o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) para os médicos cooperados, o qual abrange elaboração anual do PGRSS e a coleta dos resíduos perigosos (infectantes, químicos e perfuro cortantes) gerados em seus consultórios/clínicas, destinando-os para a empresa licenciada.

 

 Política Institucional de Gestão Ambiental

A Política Institucional de Gestão Ambiental tem por objetivo definir práticas de Gestão Ambiental, balizando ações na busca pela melhoria da qualidade ambiental e fortalecendo o tripé da sustentabilidade na Instituição.

A Unimed Chapecó atua na área da saúde, abrangendo 25 municípios do oeste catarinense. Dentro da organização entende-se que saúde e qualidade ambiental andam juntos por isso no exercício de suas atividades busca exercer sustentabilidade. Em respeito ao meio ambiente e a qualidade de vida, temos como compromisso:

- Cumprir as normas ambientais e sanitárias, nacionais, estaduais e municipais;

- Prevenir danos ambientais decorrentes de nossa atividade, buscando sempre tecnologias ambientalmente adequadas, socialmente justas e economicamente viáveis;

- Buscar aperfeiçoamento constantemente, nos processos de economia de água, energia e resíduos.

- Promover e apoiar a educação ambiental aos diversos stakeholders envolvidos em nossa atividade.

Neste documento, denominado Política Institucional de Gestão Ambiental da Unimed Chapecó, você vai conhecer algumas das ações desenvolvidas pela cooperativa médica, visando exercer a sustentabilidade. Entre os aspectos detalhados estão os seguintes assuntos:  gestão de resíduos, qualidade da água, obra do hospital novo, controle de vetores, controle de roedores e controle de insetos.

Confira aqui: Política Institucional de Gestão Ambiental da Unimed Chapecó