Projetos e Ações

Projetos e Ações

Projeto Galera Unimed

Com o objetivo de oferecer crescimento pessoal e interpessoal de forma dinâmica, trabalhando temas inerentes à fase da adolescência e promover relações de amizades duradouras, acesso à cultura, esporte e lazer.
O projeto é realizado desde 2005 e beneficia adolescentes de 12 à 17 anos de idade da comunidade em geral. Os encontros são semanais, realizados todas as quintas-feiras, com duração de aproximadamente 02 horas, na sede da cooperativa médica e oferecem a oportunidade de fazer novas amizades, ter acesso à cultura, esporte e lazer e possibilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz.
As ações do projeto englobam oficinas com os pais e responsáveis, voluntariado, passeios, dinâmicas em grupo, gincanas e teatro.

 

Eu Ajudo na Lata

Desenvolvida pela Unimed do Brasil, que juntamente com as Unimeds do Sistema visa promover a integração entre os colaboradores, cooperados, comunidade e o fortalecimento do relacionamento com fornecedores e clientes, por meio de um ato de solidariedade.A proposta da campanha é arrecadar lacres de latas de alumínio e o valor adquirido com a revenda será revertido em cadeiras de rodas ou outro tipo de item que proporcione maior acessibilidade de pessoas com deficiência.

Ao final da campanha a Unimed realiza evento de prestação de contas aos parceiros e votação para destinação e entrega das cadeiras de rodas para uma ou mais instituições locais.

Para contribuir com a campanha, basta arrecadar os lacres e entregar nos pontos de coleta, localizados no Laboratório, Autorizações, Programa de Medicina Preventiva - Univida, Fisioterapia, Internação, Oncologia e Saúde Ocupacional.

Caso sua empresa ou entidade tenha interesse em ser um ponto de coleta da campanha “Eu ajudo na lata”, solicite os materiais personalizados através do telefone (49) 3361-1855 no setor de Sustentabilidade.


 

Pastoral da Criança 
Mais de 400 crianças em situação de vulnerabilidade social, de várias comunidades do município, são beneficiadas mensalmente com a ação social da Unimed Chapecó. A iniciativa consiste na doação de leite em pó para a produção da multimistura pela Pastoral da Criança Estadual – Organismo de Ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. A parceria entre a cooperativa médica e a organização existe desde 1996.
A cooperativa médica engajada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  através da parceria atende o item 02 que trata da “Erradicação da pobreza”.
 

 

Doação de Sangue

Esta é uma campanha interna conhecida e aderida tradicionalmente pelos colaboradores. É caracterizada como uma ação social que vem acontecendo desde 2002 com o objetivo de conscientizar para a importância da doação de sangue.

O Setor de Sustentabilidade atua no sentido de mobilizar e acompanhar os voluntários até o local da coleta, auxiliando no deslocamento. A ação acontece mensalmente, conforme o agendamento com o Hemocentro e a disponibilidade dos colaboradores, podendo ser em horário de trabalho. Os doadores, preenchem e assinam Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário.
Muitos pela correria do dia a dia, não conseguem, ou não tem tempo para se deslocar até o Hemocentro e realizar a doação, pensando nisso a Unimed Chapecó realiza essa ação que além de conscientizar também estimula os colaboradores a doarem.

As horas em que o colaborador está em doação de sangue não são descontadas de seu banco de horas, servindo assim, também como incentivo a realização. A cada ano maior é o interesse e o envolvimento dos colaboradores nesta campanha, bem como, o grau de consciência da importância deste ato.

 

CAPP – Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick

 

O CAPP é uma escola que atende crianças com deficiência e/ou distúrbios biopsicossociais, encaminhadas através das instituições de ensino, entidades e familiares.

A Unimed Chapecó presta atendimento ao CAPP desde 1996 quando firmou uma parceria com a instituição, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. A parceria oferece atendimento aos educandos no Núcleo de Atenção Primária (NAPS) da Unimed Chapecó e permite que, mensalmente, a cooperativa médica realize um repasse financeiro que auxilia nas despesas da instituição.

 

Atendimento a Colaboradores

Ciente da importância de prestar um suporte a mais a seus colaboradores através do setor de responsabilidade Social e saúde Ocupacional, a empresa disponibiliza o atendimento domiciliar e/ou hospitalar sempre que necessário. O objetivo deste programa é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do público interno, orientando sobre a importância da prevenção e reeducação de hábitos para uma vida mais saudável, identificando problemas relacionados ao ambiente de trabalho, família e vínculo social, reconhecendo e valorizando os profissionais inseridos nesta empresa.

As profissionais de serviço social e saúde ocupacional prestam atendimento personalizado aos colaboradores e seus familiares em situações críticas, e atendem as suas necessidades, proporcionando um acolhimento imediato em suas dificuldades sociais emergenciais.

 

O atendimento aos colaboradores afastados inicia com um contato telefônico e, posteriormente, visita domiciliar da Assistente Social e Enfermeira do Trabalho conforme necessidade. A intervenção acontece em casos como: problemas de saúde, condolências, atestados, licença maternidade, entre outros. A partir deste atendimento são elaborados laudos sociais, estudos de caso e, havendo necessidade são feitos encaminhamentos conforme demanda.

O atendimento interno ao colaborador ocorre através do encaminhamento do coordenador da àrea que identifica a necessidade e comunica o setor de Responsabilidade Social e o setor de Gestão de Pessoas, ou por interesse do próprio colaborador. Este atendimento ocorre em casos como: situação financeira, separação, doença, entre outros fatores.

Esta atividade acontece desde 2004 e tem importância significativa para o colaborador, que recebe atenção da empresa também em momentos difíceis.