Voltar

Acrescente semente de linhaça nas refeições

Acrescente semente de linhaça nas refeições

Nutritivo e saudável, o alimento pode ser utilizado em pães, bolos, saladas e onde mais a criatividade do cozinheiro permitir

Acrescente semente de linhaça nas refeições

3 Julho 2010
Para tornar os hábitos alimentares mais saudáveis, há algumas pequenas atitudes que podem ajudar, como incluir determinados alimentos nas refeições. Que tal fazer isso com a linhaça? Os nutrientes presentes em sua composição não devem ser deixados de lado quando o assunto é uma dieta equilibrada.

Muito já se falou sobre as propriedades medicinais da linhaça, mas as evidências encontradas nos estudos clínicos quanto à sua indicação para doenças, realizados até hoje, ainda são inconclusivas, de acordo com a revista Bio – nutrição e saúde. Apesar disso, não há motivos para não utilizá-la. P elo contrário. Os ácidos graxos ômega – 3, as fibras solúveis, o magnésio, fósforo, manganês, vitamina B1, selênio e zinco presentes na linhaça são razões suficientes para incorporá-la na dieta.

A linhaça é um ingrediente que pode ser utilizado de várias maneiras e em diferentes refeições. Para aproveitar melhor os nutrientes, recomenda-se moer ou triturar as sementes, facilitando a absorção pelo organismo. A culinária permite um amplo espaço para abusar da criatividade no preparo de receitas e na decoração dos pratos... Veja algumas sugestões: em pães, bolos, tortas, nos cereais matinais, em sucos, vitaminas, iogurtes, saladas e sopas.

Os tipos
A linhaça possui duas variedades principais: a marrom e a dourada, que, com exceção da cor, da textura e do sabor, elas não parecem diferir quanto ao ponto de vista nutricional.Veja mais curiosidades sobre esta semente:
• A safra nacional acontece entre novembro e dezembro;
• o Canadá é o maior produtor mundial de linhaça;
• além da semente, também pode ser utilizada na forma de farinha e óleo.

 

 


Taise Bertoldi

Fonte: Revista bio (nestlé) – nutrição e saúde/ nº11, abril de 2010 e Guia Veja de Medicina e Saúde; v.16 (Abril Coleções).

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em