Colaborando: Unimed Porto Velho promove “Café com Jurídico”

Colaborando: Unimed Porto Velho promove “Café com Jurídico”

13 Março 2019

“Aceita um café?”. Normalmente esta frase vem acompanhada da intenção de aproximação e abertura para um diálogo. E esta foi a intenção da assessoria jurídica da Unimed Porto Velho ao propor o “Café com Jurídico”. Os primeiros encontros aconteceram no último mês, na Sede Administrativa e no Hospital Unimed, com o tema “O Direito e a Informação”.

A proposta faz parte da reestruturação do jurídico da Unimed Porto Velho. “O jurídico interno, além de ter uma ramificação que gerencia o jurídico contencioso, escritório terceirizado contratado pela Unimed Porto Velho, também tem a função de trabalhar dentro da cooperativa, evitando riscos judiciais por meio do compliance -  conjunto de ações que criam um mecanismo com o objetivo de evitar problemas maiores, estabelecendo, tanto para o público externo como para o interno, a imagem que a empresa quer passar e seu comprometimento em buscar soluções antes que o problema apareça”, afirma a assessora jurídica Iara Carolina Morsch Passos.

Em tempos em que a judicialização da saúde é responsável por grande parte dos custos que oneram o setor – Só entre 2010 e 2016, o aumento dos gastos com ações judiciais foi de 1.010% e anualmente, os gastos dos estados e municípios somam cerca de R$ 7 bilhões, segundo o Ministério da Saúde, Iara explica ainda que muitos colaboradores, prestadores e cooperados anseiam o conhecimento aprofundado da lei. “Esta é a nossa função, passar a eles o conhecimento sobre as legislações e normatizações do setor da saúde suplementar, orientar como proceder diante de determinados momentos, evitando conflitos com beneficiários e situações que coloquem em risco o jurídico da Cooperativa”, complementa.

Para a assessora jurídica, Flora Castelo Branco Santos, a maior dificuldade, na área do contencioso, é receber as informações necessárias para a defesa da Unimed em um processo. “Então o Café com Jurídico, para a minha área, visa promover mais interação com os colaboradores, uma vez que têm acesso às informações, esclarecem dúvidas e alguns pontos são desmistificados, abrindo um diálogo mais aberto com o setor”, completa Flora. O próximo tema abordado na iniciativa será atendimento.