Voltar

‘A pandemia ainda não acabou’, alertam especialistas em live da CNU

‘A pandemia ainda não acabou’, alertam especialistas em live da CNU

Jornalista Fernando Rocha recebeu convidados que ressaltaram a importância de manter os cuidados mesmo com o início da vacinação

‘A pandemia ainda não acabou’, alertam especialistas em live da CNU

Jornalista Fernando Rocha recebeu convidados que ressaltaram a importância de manter os cuidados mesmo com o início da vacinação

19 Fevereiro 2021

Com o início da vacinação contra a Covid-19, muitas pessoas têm deixado de se prevenir e vivem como se tudo tivesse voltado ao “normal”. Por isso, a Central Nacional Unimed escolheu o tema “Coronavírus X Vacina: o que esperar para 2021?” para lançar a série de lives “Bem Estar”, ontem (18), no YouTube. Na ocasião, os especialistas ressaltaram a importância de respeitar os protocolos sanitários.

O encontro foi mediado pelo jornalista Fernando Rocha, que recebeu Fleury Johnson, médico clínico focado em atendimento humanizado (UFRJ); e Lauro Ferreira, infectologista, mestre e doutor em Doenças Infecciosas (UFES). Eles ressaltaram a importância de manter os cuidados mesmo com o início da imunização e concordaram em um ponto crucial: “A pandemia ainda não acabou”.

“Para se prevenir tanto da Covid-19, quanto de outras doenças, é muito importante manter os hábitos de higiene como lavar as mãos; os alimentos antes de guardar e/ou de consumir; e as roupas usadas fora de casa”, comentou Johnson, que veio de Togo, na África, para estudar Medicina. Hoje, ele é referência em pesquisas sobre a saúde da população negra e trabalha com políticas públicas em Saúde.

Outro fator fundamental para evitar os riscos de contaminação é o uso de máscaras ao sair de casa. “Usar máscara é um ato de civilidade e respeito ao próximo, pois não sabemos quem pode ter o vírus e até se nós estamos com ele. Usar a máscara é um ato de proteção a si mesmo e proteção aos outros”, enfatizou Ferreira, que também é professor adjunto de Saúde do Adulto na Escola Santa Casa de Vitória (ES).

Vacinação e ‘vida normal’

Os convidados responderam diversas dúvidas enviadas pelo público — o vídeo teve mais de 680 espectadores — sobre a vacinação, o surgimento de novas variações do coronavírus e a eficácia das medidas de segurança no combate à doença. “Para a vacinação ser eficaz, ela precisa ser pública e massiva, seguindo o cronograma de prioridades”, ressaltou o médico do Espírito Santo.

Quanto ao que o futuro reserva à humanidade, os profissionais de saúde afirmaram que ainda vai demorar um pouco para todos se sentirem seguros e viver uma “vida normal”. Por isso, reforçaram a importância de tomar a vacina e manter os hábitos preventivos. Se você perdeu a transmissão ao vivo do primeiro evento da série “Bem Estar”, “Coronavírus X Vacina: o que esperar para 2021?”, basta acessar a gravação aqui.