Voltar

'Janeiro Branco': encontros falam sobre importância de cuidar da saúde mental

'Janeiro Branco': encontros falam sobre importância de cuidar da saúde mental

Primeira roda de conversa abordou como lidar com as emoções negativas

'Janeiro Branco': encontros falam sobre importância de cuidar da saúde mental

Primeira roda de conversa abordou como lidar com as emoções negativas

23 Janeiro 2020

Como parte da Campanha Janeiro Branco 2020, a Equipe Personal e as áreas de Saúde Corporativa e de Gestão de Pessoas da Central Nacional Unimed realizaram a primeira roda de conversa sobre saúde mental. O encontro para colaboradores aconteceu na clínica de Assistência Integral à Saúde (AIS), em São Paulo, na última segunda-feira (20). 

O tema abordado foi como lidar com as emoções negativas e teve a presença de cerca de 30 pessoas. “Nós estamos pensando em estratégias para que o adoecimento emocional seja prevenido, discutido e combatido. Não é sobre lutar contra a dor, é sobre ‘fazer as pazes’ com ela”, disse a psicóloga clínica Paula Diniz.

Convidados a se desconectar dos celulares, os participantes tiveram uma pausa na correria do expediente para conectarem-se consigo mesmos. Após exercício de respiração guiado pela profissional, todos conheceram como as emoções agem no cérebro e aprenderam algumas técnicas simples para identificar e lidar melhor com elas.

“Foi uma roda de conversa para refletirmos sobre as nossas emoções”, declarou Gláucia Berreta Ruggeri, gerente de AIS da cooperativa nacional, que também esteve presente. “Um momento que proporcionou a oportunidade de autoconhecimento aos participantes, além de estratégias para mitigar o adoecimento mental”, completou a médica.

A campanha Janeiro Branco é uma iniciativa promovida no Brasil e em vários países, com o objetivo de chamar atenção sobre a importância da saúde mental em prol de qualidade de vida. Até o final do mês, mais três rodas de conversa serão organizadas, com foco em outros assuntos relacionados ao tema: alimentação, atividade física e sono.

Na próxima segunda-feira (27), acontecerá a segunda roda de conversa, no mesmo local. Dessa vez, o tema debatido será “Alimento e emoção: têm alguma relação?”. O foco será em como as emoções podem influenciar nos hábitos de alimentação, inclusive, sobre o risco de tornarem-se compulsões alimentares.