Voltar

‘Mais importante do que pensar em crise, é pensar em superá-la’

‘Mais importante do que pensar em crise, é pensar em superá-la’

Declaração do presidente da Unimed Vitória foi compartilhada em reunião semanal da CNU para o Sistema Unimed

‘Mais importante do que pensar em crise, é pensar em superá-la’

Declaração do presidente da Unimed Vitória foi compartilhada em reunião semanal da CNU para o Sistema Unimed

25 Setembro 2020

A reunião de “Alinhamento e Compartilhamento de Estratégias no Combate à Covid-19” desta semana apresentou um tema essencial para os tempos atuais: “Transformação Digital Pós Pandemia”. Ela foi realizada por Renato Mayer, CEO e fundador da 121 Labs, laboratório de inovação e tecnologia em experiência do consumidor. Antes, Fernando Ronchi, presidente da Unimed Vitória, revelou as ações do Comitê de Superação da sócia. 

“Mais importante do que pensar em crise, é pensar em superá-la. E é para isso que nós, da Unimed Vitória, estamos trabalhando continuamente. Começamos a planejar, mesmo sem saber qual seria o impacto em nosso Estado e área de abrangência. Por meio de nosso plano-diretor de investimentos, priorizamos a compra de 17 respiradores. Quando a pandemia se aproximou do Brasil, adotamos um plano de emergência”, disse Ronchi.

Segundo ele, a cooperativa também focou em garantir a sustentabilidade do negócio, trabalhando questões operacionais, monitorando o fluxo de caixa e fazendo o suporte de contingência da rede credenciada. Para isso, foi decidido revisar todo o plano estratégico preparado anteriormente para este ano. 

“Tudo o que fizemos para 2020 não valeu mais. Tivemos que revisar nosso planejamento a fim de nos adaptar à nova realidade. Planejamos muito para que errássemos menos”, ao ressaltar que a Unimed Vitória se antecipou, em 120 dias, antes da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e demais materiais no mercado. O estoque garantiu a segurança de todos os colaboradores e profissionais de Saúde na linha de frente.

Preparação

Ainda de acordo com o presidente da operadora, foi feito um recrutamento de técnicos de enfermagem e de enfermeiros, com um banco de dados. A medida que o número de casos crescia, novas pessoas eram incorporadas ao corpo clínico e capacitadas para atender à demanda de casos na capital do Espírito Santo. Da mesma forma, os médicos foram treinados para prestar o suporte necessário aos pacientes com coronavírus.

“Também montamos nosso centro de especialidades médicas, que ultrapassou 10 mil teleconsultas realizadas. E trabalhamos muito forte na área de regulação, com nossos parceiros, visando ampliar o número de leitos em nossa rede. Em nosso hospital, abrimos mais duas UTIs, com uma geral exclusiva para casos de Covid-19. Planejamento foi fundamental”, declarou Fernando Ronchi.

‘Transformação Digital’

Após a apresentação do presidente da Unimed Vitória, foi a vez de Renato Mayer, CEO e fundador da 121 Labs, compartilhar um tema muito discutido no atual cenário mundial: “Transformação Digital Pós Pandemia”. De acordo com ele, apesar de ser algo devastador, a pandemia também impactou a humanidade de maneira positiva.

“A Microsoft tem dito que, em dois meses, o mundo evoluiu praticamente dois anos. E eu acredito que o Brasil tenha acelerado muito mais. Alguém inventou alguma coisa nova? Acho que não. Apenas deu uma acelerada”, disse. “E ainda tem muito espaço para a transformação e crescimento digital no País”, completou.
Dados CNU e Covid-19

Os dados do monitoramento de atendimento e de leitos da rede credenciada das praças da Central Nacional Unimed foram informados por Daniel Albuquerque, superintendente de Provimento em Saúde da cooperativa nacional. Já Thiago Pavin, da DOXT, apresentou a evolução de casos no Brasil e demais métricas. O dashboard da empresa é alimentado diariamente pelos sites oficiais das secretarias de saúde de todo o País.

Marque na agenda

Participe da próxima edição do “Alinhamento e Compartilhamento de Estratégias no Combate à Covid-19”, promovida pela área de Relacionamento com Unimeds, sob superintendência de Diecson Raupp e diretoria técnica de Paulo Januzzi. Os encontros são sempre às quintas-feiras, às 9h. Basta acessar a sala de reuniões na data e horário marcados, clicando aqui.