Voltar

‘Melhores da Dinheiro’: Central Nacional Unimed é líder em Responsabilidade Social

‘Melhores da Dinheiro’: Central Nacional Unimed é líder em Responsabilidade Social

Cooperativa nacional também conquistou o segundo lugar na categoria Sustentabilidade Financeira da publicação promovida pela IstoÉ

‘Melhores da Dinheiro’: Central Nacional Unimed é líder em Responsabilidade Social

Cooperativa nacional também conquistou o segundo lugar na categoria Sustentabilidade Financeira da publicação promovida pela IstoÉ

9 Outubro 2020

A Central Nacional Unimed foi eleita a melhor da categoria Responsabilidade Social em “As Melhores da Dinheiro”, da IstoÉ. A cooperativa nacional também ficou com a vice-liderança em Sustentabilidade Financeira na 17ª edição da revista. Ambas as conquistas foram muito celebradas, pois mostram o resultado positivo do trabalho iniciado em 2017, com foco em todos os públicos: beneficiários, cooperados, Unimeds, prestadores e sociedade.

“Ser uma operadora de saúde também significa cuidar da comunidade. O ‘Jeito de Cuidar Unimed’ está no atendimento médico; na entrega de cestas básicas às famílias que precisam; e nas atividades gratuitas que proporcionamos. E, garantindo a sustentabilidade financeira, também impactamos todo o Sistema Unimed de forma positiva”, disse Alexandre Ruschi, presidente da CNU.

Em 2019, a Central Nacional Unimed alcançou o terceiro lugar em duas categorias: Responsabilidade Social e Inovação e Qualidade. Para Kátia Okumura, superintendente de Comunicação, Eventos e Sustentabilidade, alcançar o topo dessa lista, com apenas um ano de intervalo, mostra o resultado de muita dedicação e compromisso da área, que trabalha para fazer a diferença na sociedade brasileira.

“É uma grande alegria receber esse reconhecimento, pois é um indicativo de que estamos no caminho certo. Todos os projetos são pensados com carinho, visando transformações reais na vida das pessoas. Desde a adoção de uma praça, que muda o cenário ao entorno; às instituições filantrópicas que apoiamos com recursos; e o Curso de Cuidadores de Idosos, gratuito à população”, declarou.

Compromisso com o Sistema Unimed

Dentre os frutos da gestão, estão os dados econômico-financeiros — como mostram os números atuais, acima —, que seguem em patamar elevado mesmo diante da crise que acomete o mundo. As transformações em práticas e processos, que acontecem desde 2017, aumentaram significativamente a produtividade e a eficiência. E que, certamente, recolocaram a cooperativa nacional nos trilhos da lucratividade sustentada, sempre pautada pela transparência, eficiência e com o propósito de evidenciar a importância e os valores do cooperativismo junto às sócias, o grande diferencial do negócio.

“Mesmo diante de todas as dificuldades já enfrentadas no País, nada se compara à crise sanitária, econômica e social que enfrentamos desde março. Graças, contudo, à nossa construção de bases administrativas, financeiras e operacionais, sempre apoiadas por sócias e nossas equipes, junto à parceria de cada um de nossos clientes, estamos superando este momento”, enfatizou Rodrigo Guerra, superintendente Executivo, ao falar sobre o segundo lugar na categoria Sustentabilidade Financeira.

Compromisso com a comunidade e o bem-estar social

Garantir o desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente é um dos valores primordiais da cooperativa nacional. Por isso, desenvolve ações para colocá-lo em prática. Confira as principais iniciativas promovidas pela CNU:

Programa Unimed Ativa - criado para promover a melhoria da saúde e qualidade de vida da população idosa. É dividido em dois eixos:

  • Núcleo de Qualidade de Vida para o Idoso - Aulas gratuitas para pessoas acima dos 60 anos, com atividades físicas próprias para a faixa-etária, nas duas unidades do Núcleo de Qualidade de Vida para o Idoso — Salvador (BA) e São Paulo (SP). Por conta da pandemia de Covid-19, ganhou formato digital para resguardar a saúde dos alunos, já que as atividades presenciais estão temporariamente suspensas. As duas unidades oferecem atividades para promover autonomia aos participantes. Visa, sobretudo, a melhoria da condição física e mental, proporcionando bem-estar. Entre as práticas oferecidas estão: ginástica geriátrica e rítmica; musculação; oficinas e palestras, com foco na promoção da saúde.
  • Curso de Formação de Cuidadores de Idosos - com mais de 2.567 alunos formados, o curso gratuito capacita com técnica de qualidade e humanização, seja para o profissional cuidar de um familiar, ou conquistar um espaço no mercado de trabalho. No ano passado, em parceria com o Senac e a Faculdade Unimed, levou a capacitação para mais de 30 cidades. Em 2020, foi formatado para uma versão 100% digital.

Programa de Voluntariado - os colaboradores da CNU têm a oportunidade de participar de diferentes campanhas. Em 2019, fizeram a diferença junto aos públicos assistidos por instituições parceiras, beneficiando diretamente mais de mil crianças, jovens e idosos. As ações desenvolvidas foram: doação de brinquedos; doação de sangue; feira de adoção de animais; apadrinhamento de Natal; entre outras.

Programa de Amamentação - as colaboradoras lactantes ganharam salas de aleitamento projetadas para acolher, incentivar e dar segurança às mães na retirada do leite materno durante o horário de trabalho. Elas recebem um kit individual e são orientadas sobre o correto armazenamento do alimento para oferecerem posteriormente aos bebês. O programa incentiva, ainda, parto e pré-natal adequados. No último ano, a CNU ampliou as iniciativas, levando o tema para instituições parceiras, com realização de palestras.

Campanha de Arrecadação de Potes de Vidro - também está inserida no Programa de Aleitamento Materno. O objetivo é a coleta para doação aos Bancos de Leite Humano em Brasília, Salvador, São Luís e São Paulo. Caixas coletoras ficam disponíveis nas recepções das unidades, estimulando também o público externo nessa prática. 

Programa Comunidades Saudáveis - realização de palestras, oficinas e peças de teatro sobre diversos temas, junto às comunidades assistidas pelas instituições parceiras. O foco de cada atividade é promover orientações sobre saúde, conscientizar sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e a importância da prática de exercícios. 

Adoção de Praças Públicas - realização da zeladoria de três praças públicas em São Paulo — Nossa Senhora Aparecida (Moema); General Costa Barreto (Tatuapé); e Maria Noeli Carly Lacerda (Vila Madalena). É responsável por cuidar da conservação de áreas públicas, onde também promove atividades abertas à comunidade, como incentivo à leitura e feira de adoção de animais.