Voltar

Agência Transfusional da Unimed realiza ação de Natal com pacientes

Agência Transfusional da Unimed realiza ação de Natal com pacientes

Agência Transfusional da Unimed realiza ação de Natal com pacientes

22 Dezembro 2021

Com o intuito de proporcionar tratamentos e cuidados humanizados, a Agência Transfusional do Hospital e Maternidade Unimed (HMU), recurso próprio da Unimed Leste Paulista (ULP), está desenvolvendo, durante o mês de dezembro, uma ação especial: os pacientes que passam por transfusão de sangue estão recebendo bolsas de hemocomponentes decoradas com cartões natalinos escritos à mão com frases carinhosas.

Ana Luiza Freire, líder da Agência, conta que a ideia surgiu como uma forma de tornar o momento da transfusão o menos difícil possível. “Nosso perfil no hospital, nos últimos meses, é de 80% de pacientes oncológicos ou com doenças hematológicas e de 20% de pacientes que passam por outros procedimentos, muitas vezes cirúrgicos, ou seja, estão enfrentando situações delicadas. Nesta época do ano, em que todos querem estar em casa com seus familiares ou entes queridos, pensamos que seria uma boa conduta compartilhar reflexões positivas e acolhedoras”, relata.

Apesar de parecer simples, o gesto tem sido muito bem recebido pelos pacientes, segundo a líder da Agência, a emoção toma conta do momento, fazendo com que eles sintam-se acolhidos pela equipe de profissionais. “Muitas vezes é o gesto de carinho que eles precisam sentir para que haja melhora no tratamento para desospistalização. Aqueles que passam no hospital apenas para a transfusão e, logo após, já estão de alta, sentem uma felicidade tremenda”, conta.

Atendimentos humanizados

O cuidado humanizado com os pacientes já faz parte da rotina da Agência Transfusional e do HMU, e, considerando o sucesso da ação de Natal, a equipe planeja esta dinâmica para outras datas especiais, como Dia dos Pais e Dia das Mães.

O diretor presidente da ULP, Dr. Luís Antônio Estevam, destaca a importância deste gesto para os cerca de 30 pacientes que receberam transfusões durante o mês de dezembro.  “Os pacientes não escolhem estar em um hospital, mas nós, enquanto profissionais de saúde, escolhemos cuidar, por isso, atitudes que possibilitem os melhores atendimentos são muito bem vindas, ficamos muito satisfeitos”, conclui.