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Central Nacional Unimed disponibiliza teleconsulta a todos os beneficiários

Central Nacional Unimed disponibiliza teleconsulta a todos os beneficiários

Iniciado com os colaboradores, serviço chega para promover mais cuidado

Central Nacional Unimed disponibiliza teleconsulta a todos os beneficiários

Iniciado com os colaboradores, serviço chega para promover mais cuidado

4 Setembro 2020

A “Teleconsulta - Covid-19” via vídeo/telefone chega para promover um cuidado a mais da Central Nacional Unimed à carteira de 1,7 milhão de vidas. Ela complementa a teletriagem, que tem auxiliado os beneficiários neste momento de pandemia. Seguindo a orientação do médico, os atendimentos ocorrem remotamente, sem a necessidade de sair de casa. Desde o início desse serviço, em 20 de agosto, foram realizadas 433 teleconsultas, dos quais 90% dos pacientes teve a ida ao pronto-socorro evitada.

“O fluxo continua o mesmo que o anterior: após a teletriagem médica, já existente, o profissional de saúde pode avaliar a necessidade da teleconsulta e direciona o beneficiário ao atendimento”, disse Tatiana Marchioli, gerente de Risco Assistencial da cooperativa nacional, ao informar que a expectativa é de que entre 30 a 50% dos contatos sejam direcionados para a teleconsulta após o suporte realizado na primeira etapa.

Desde que a Organização Mundial de Saúde decretou a pandemia da Covid-19, a Central Nacional Unimed elaborou uma série de medidas para prevenção e enfrentamento da doença. Uma delas foi a criação da Célula Covid-19 na Central de Atendimento, com o objetivo de utilizar recursos virtuais para garantir o suporte básico, evitando o risco de idas desnecessárias aos hospitais. A consulta online reforça esse trabalho.

“A teleconsulta oferece mais uma opção de cuidado aos nossos beneficiários. Após a teletriagem médica, eles poderão ter mais uma opção de acolhimento, de acordo com a queixa apresentada. A resolução da necessidade de saúde é na hora que ele precisa. Isso garante um cuidado personalizado e minimiza ida ao pronto-socorro desnecessariamente”, explicou a gestora.

‘Projeto piloto’

Inicialmente, o serviço foi disponibilizado aos colaboradores da CNU, incluindo dependentes e agregados, por meio do Plano Personal. Além de oferecer um suporte em relação ao novo coronavírus, a teleconsulta da Clínica Personal, possibilita a continuidade do acompanhamento, pois foca na Atenção Integral à Saúde. “O beneficiário recebe o cuidado com o seu time de referência, sem sair de casa”, enfatiza Tatiana.

A Célula Covid-19 já estava sendo ofertada a todos os clientes desde março. Nela, eles têm acesso ao suporte telefônico, incluindo telemonitoramento de casos confirmados da doença e de atendimento domiciliar, conforme a necessidade do paciente. Ainda de acordo com ela, três áreas da cooperativa nacional estão envolvidas na prestação da teleconsulta, que foi aberta a toda a carteira de vidas na última semana de agosto:

N1 - Atendimento - Central de Atendimento
N2 - Teletriagem médica - Regulação
N2 - Teleconsulta médica - Alto Risco Assistencial
N3 - Alto Risco Assistencial - AIS, Telemonitoramento e Atendimento Domiciliar

Para ter acesso aos serviços de telemedicina — teletriagem, telemonitoramento e teleconsulta —, basta o beneficiário procurar um dos canais digitais da Central Nacional Unimed. Ele pode ligar para o 0800 atrás da carteirinha do plano de saúde; acessar o aplicativo Meu Plano; ou enviar mensagem para o WhatsApp Business da CNU, no número (11) 3268-7020. Cada caso é analisado individualmente.