Voltar

CNU aborda os desafios da tecnologia na saúde no evento Mesas TI

CNU aborda os desafios da tecnologia na saúde no evento Mesas TI

CNU aborda os desafios da tecnologia na saúde no evento Mesas TI

19 Setembro 2019

Na área de saúde, o maior desafio da Tecnologia da Informação é a integração de dados. Essa afirmação é de Fernando Torelly, assessor técnico da presidência, durante o evento Mesas TI do último dia 13, promovido pelo SEPRORGS, entidade patronal das empresas de informática do Rio Grande do Sul, que representa mais de 17 mil companhias gaúchas do ramo.

Torelly palestrou acerca do tema “O Desafio da Tecnologia da Informação para a Entrega de Valor em Saúde na Área Pública e Privada” e falou sobre como a transformação digital pode contribuir com o cuidado, permitindo que os pacientes e médicos tenham acesso às informações e façam a gestão da saúde de forma mais adequada.

“Com a base de dados integrada, será possível construir modelos preditivos que sinalizem ações de saúde e evitarão a ocorrência de desfechos clínicos indesejáveis. No futuro, com a saúde totalmente digital e integrada, o paciente poderá ser convidado a buscar um médico ou um hospital antes da ocorrência de eventos mais graves”, comentou.

Segundo ele, a tecnologia da informação terá que suportar a transição do atual modelo clínico de cuidado necessário frente ao envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas, que necessitam de cuidados contínuos por um longo período da vida.

“O desafio global é entregar mais saúde com qualidade e por um custo compatível com a capacidade de pagamento da sociedade. O uso intensivo de tecnologia e a necessidade de modelos inovadores de cuidado são tendências importantes para o sucesso deste desafio. As instituições de saúde brasileiras estão no caminho certo”, ressaltou o executivo.