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Colaborando contra o coronavírus: Unimed João Pessoa utiliza robô para ajudar a tratar pacientes

26 Junho 2020

A Unimed João Pessoa é pioneira na Paraíba na utilização de um robô para auxiliar no tratamento de clientes infectados com Covid-19. A tecnologia usada na plataforma robótica possibilita mais interação entre a equipe multiprofissional e o paciente durante o tratamento no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria, referência em alta complexidade e preferencial para atender casos do novo coronavírus.

A aquisição permite melhor troca de informações em tempo real, entre o corpo clínico e especialistas em todo o mundo. Além disso, poderá ser usado em outras áreas do hospital, como a recepção. Segundo Cleiton Moradillo, gestor de Serviços Hospitalares da singular, a cooperativa não mede esforços oferecer as melhores terapias e equipamentos mais modernos para ajudar na recuperação dos pacientes. 

“A Unimed João Pessoa sempre foi pioneira na Paraíba na implantação de tecnologia voltada para a Saúde. Continuamos sempre em busca de oferecer o melhor ao atendimento ao cliente Unimed, especialmente neste momento de pandemia da Covid-19. Somos o hospital mais preparado para o tratamento dos pacientes infectados pela doença no Estado”, declarou.

A utilização do robô ocorre em etapas, estruturadas por meio de fluxos que proporcionam segurança na assistência, tanto para o paciente, quanto para a equipe. Além de resguardar a segurança dos profissionais de saúde, evitando o risco de contágio, ele também ajuda na redução do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) — o que é um problema mundial — e na otimização do tempo, com mais pacientes atendidos.

Segurança e ‘olho no olho’

Nas próximas etapas, ainda em definição, haverá a interação da família com o paciente por meio do equipamento e comunicação institucional. Inicialmente, a tecnologia possibilita reuniões multidisciplinares com todos os profissionais de saúde envolvidos no tratamento para discutir os cuidados necessários de cada caso do hospital, em tempo real e de forma mais rápida e prática.

A forma de interação da equipe com o paciente também será realizada de forma diferenciada. Atualmente, para realizar o atendimento presencial, os profissionais precisa usar EPI’s, o que permite apenas que os olhos sejam visto. Isso impacta no emocional e no psicológico do paciente. Por meio da nova máquina, a pessoa internada poderá ver o rosto do profissional de saúde na tela. 

“Esse robô é diferente, pois não é só um suporte para tablet. Ele tem um corpo que procura se assemelhar ao comportamento humano, com tela móvel e interativa. A partir do momento que interage com o paciente, ele procura ter os mesmos gestos de uma pessoa, com a tela se movimentando como se fosse a cabeça”, explicou Petrucio Sarmento, coordenador do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 da Unimed JP.

Cuidado unificado

Ainda de acordo com Petrucio Sarmento, a implementação de Telemedicina também será facilitada, pois o robô poderá ir ao leito, avaliar parâmetros ventilatórios e medicações utilizadas no tratamento. “A troca de informações com colegas especialistas em outros hospitais do Brasil, ou de outros países, será facilitada. Essa interação será para dar o que há de melhor ao nosso paciente”, enfatizou.