Voltar

Colaborando: Unimed Belém realiza investimentos em Telemedicina

Colaborando: Unimed Belém realiza investimentos em Telemedicina

Cooperativa foca em novas tecnologias para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 na região

Colaborando: Unimed Belém realiza investimentos em Telemedicina

Cooperativa foca em novas tecnologias para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 na região

28 Abril 2021

Em tempos de distanciamento físico, a relação médico e paciente se reinventou, em um curto espaço de tempo. Na Unimed Belém, essa mudança começou em 2020, ainda na primeira onda de Covid-19. Naquele momento, a modalidade de consulta à distância havia sido aprovada pelo no Congresso Nacional e sancionada pelo Governo Federal, visando evitar aglomerações nas clínicas e hospitais, facilitando o acesso ao atendimento.

“O que nós estamos vivendo hoje é uma transformação digital e cultural. O atendimento remoto, nesta segunda onda da pandemia, está sendo mais aceito, por questões de segurança. Estamos atendendo apenas casos suspeitos de Covid-19, mas posteriormente vamos abrir para outras especialidades”, disse  Gilvandro Assis, assessor de Tecnologia da Informação da cooperativa paraense.

Com mais de 275 mil beneficiários e 1,9 mil médicos cooperados, a operadora de saúde implantou o Teleatendimento. E, em um intervalo de um ano, a ferramenta foi otimizada, dando espaço à criação de uma plataforma de atendimento remoto chamada “Saúde Digital”. Lançado em 29 de março, cerca de cem pacientes com sintomas suspeitos da Covid-19 são atendidos pelo serviço diariamente.

Como funciona 

A plataforma é 100% digital, sem a necessidade de baixar aplicativo. Por meio do site http://saudedigital.unimedbelem.com.br o cliente realiza o cadastro. Após esse primeiro passo, já dentro do sistema, é só esperar o momento da consulta, por ordem de acesso. De acordo com as orientações do profissional de saúde, caso necessário, as prescrições de medicamentos são enviadas via SMS e as autorizações de exame por e-mail.