Voltar

Pesquisa inédita permite diagnóstico de nódulos pulmonares em menos de dez minutos

Pesquisa inédita permite diagnóstico de nódulos pulmonares em menos de dez minutos

Pesquisa inédita permite diagnóstico de nódulos pulmonares em menos de dez minutos

26 Outubro 2022

A medicina ganhou um novo aliado para a biópsia de nódulos intrapulmonares. O procedimento, fruto de uma pesquisa científica reconhecida nacionalmente pela revista Radiologia Brasileira, realizada pelo Dr. Thiago F. Nunes, radiologista intervencionista da Unimed Campo Grande, é guiado por tomografia, em uma sala completamente preparada e equipada, realizado em menos de dez minutos (o tempo é mais curto quando comparado com técnicas convencionais), com sedação leve e oferece maior precisão, uma vez que lesões-alvo menores de um centímetro podem ser analisados.  

Para toda esta evolução acontecer, Dr. Thiago conta que conforme os anos foram passando muitas modificações precisaram ser feitas. “Há mais ou menos 20 anos, os diagnósticos eram feitos utilizando técnicas mais invasivas, com anestesia geral e internação em Centro de Terapia Intensiva (CTI). Com o passar do tempo foi melhorando, não só a tecnologia como também as técnicas começaram a ser menos invasivas. Porém, notamos que o tempo do procedimento ainda estava muito longo, uma média de 1h30”. 

Com o objetivo de aperfeiçoar não só o tempo do procedimento, mas também a qualidade de vida dos pacientes, pesquisas foram realizadas e um novo serviço foi implantado no Hospital Unimed CG. “Houve a proposta do Hospital Unimed CG de montar um serviço de tomografia e implementar softwares capazes de avaliar em tempo real o caminho feito pela agulha até chegar ao nódulo. Este serviço que temos em nosso hospital é, sem dúvida, o mais moderno e completo existente no estado”, disse o médico.  

Por fim, o especialista conta que os maiores ganhos deste trabalho, com certeza, são o incentivo às pesquisas e a oferta constante de qualidade de vida para a população. “É importante despertar nos médicos, nos profissionais da saúde em geral, a busca pela ciência, pelos estudos. Que resultados iguais a estes sirvam como uma motivação para outros colegas iniciarem pesquisas ou continuarem neste caminho. Estamos continuamente focados para atender bem nossos pacientes, oferecendo com humanidade e seriedade a melhor qualidade de vida”.