Voltar

Programa de Reeducação Alimentar para colaboradores da Unimed Leste Paulista estimula hábitos saudáveis e tem resultados positivos

Programa de Reeducação Alimentar para colaboradores da Unimed Leste Paulista estimula hábitos saudáveis e tem resultados positivos

Programa de Reeducação Alimentar para colaboradores da Unimed Leste Paulista estimula hábitos saudáveis e tem resultados positivos

1º Dezembro 2021

Emagrecer é um grande desafio para muita gente. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2003 e 2019, a obesidade feminina no Brasil aumentou de 14,5% para 30,2% e a masculina foi de 9,6% a 22,8%. Os dados são preocupantes, de acordo com a enfermeira Graziele Corso, o sobrepeso e a obesidade estão acompanhados de uma série de riscos como propensão a desenvolver problemas de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e outros problemas de saúde. “Além de todos esses fatores, quando estamos fora do nosso peso ideal, é comum sentirmos mais cansaço ao realizar tarefas simples, termos menos disposição e até mesmo problemas relacionados à autoestima”, completa.

Pensando em promover qualidade de vida aos colaboradores, a Unimed Leste Paulista (ULP) iniciou, em outubro, um Programa de Reeducação Alimentar, por meio da Atenção Integral à Saúde (AIS) e da Medicina Preventiva – Espaço Viver Bem. Devido ao momento de pandemia, o projeto foi realizado de forma on-line, por meio de dois grupos no Whatsapp: um para postagem de materiais de apoio e outro para que os cerca de 70 participantes pudessem interagir e compartilhar experiências.

Durante o mês, foram disponibilizados vídeos apresentados por profissionais de nutrição, educação física, psicologia e enfermagem que tinham como objetivo informá-los sobre como lidar com a alimentação e com pensamentos sabotadores, a importância da atividade física e como manter hábitos saudáveis no dia a dia. Os grupos também contavam com postagens diárias de dicas de alimentação saudável, melhora na qualidade de vida e receitas saudáveis. “Nossa intenção é de que as pessoas consigam emagrecer com saúde, e, o mais importante, entendam as vantagens disso e tenham recursos para conseguir manter a longo prazo, fazendo deste processo uma mudança de vida”, explica Maria da Conceição Rocha, nutricionista da AIS.
 
Aos 52 anos, Cláudia Nascimento, viu no Programa uma oportunidade para colocar em prática algo que já desejava: melhorar a qualidade de vida e cuidar da saúde. “Eu estava fazendo acompanhamento com a nutricionista da AIS há cerca de um mês, e quis participar do Programa para ter ainda mais incentivo e interação com os colegas”, explica.  Mesmo enfrentando desafios, como ter controle ao se alimentar, ela conseguiu emagrecer 7 quilos e destaca que o apoio da equipe multidisciplinar foi fundamental para o processo. “Aprendi que a gente deve se cuidar e ter mais atenção com a saúde. Hoje sinto que tudo está melhor, minha vida ficou mais leve e senti mudanças positivas tanto no meu corpo, quanto na minha saúde mental”, relata.

Um mês após o término do Programa, será realizado um encontro de manutenção com os participantes, além de receberem telemonitoramento da equipe de enfermagem para acompanhamento e esclarecimento de dúvidas.