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Saiba como funciona o processo de remoção de pacientes CNU

17 Julho 2020

Com a Covid-19, a taxa de ocupação de leitos ganhou a atenção da sociedade. E, mesmo antes da pandemia, sempre houve necessidade de remoção de pacientes — seja do Sistema Único de Saúde (SUS) para a rede privada (vice-versa), ou entre cooperativas do Sistema Unimed. A Central Nacional Unimed segue o Manual de Intercâmbio Nacional (MIN), da Unimed do Brasil, para realizar esse processo.

“Nós cumprimos as regras do capítulo 6.16 do Manual de Intercâmbio, que ressalta a importância de a Unimed avisar a cooperativa de origem do beneficiário o mais rápido possível. Ou seja, a Central Nacional Unimed deve ser avisada imediatamente pelo telefone (11) 2505-1124 e por e-mail remocao@centralnacionaolunimed.com.br. Ambos funcionam 24 horas”, disse André Gregorin, coordenador de Atendimento.

Ainda de acordo com ele, quando um cliente da cooperativa nacional necessita de suporte na área de ação de outra singular, todo o atendimento deve ser prestado pela Unimed local. O mesmo ocorre quando um hospital público aciona a Unimed da cidade, que é responsável por gerir o leito; verificar a necessidade de UTI; se há vaga; e sobre a possibilidade de riscos em caso de remoção.

“Se a Unimed daquela região estiver com dificuldades para executar a remoção de um cliente da Central Nacional Unimed, poder solicitar ajuda da nossa equipe. Entretanto, é necessário encaminhar informações bem detalhadas, como: documentação de remoção, com quadro clínico, condições ou não de remoção, telefone, localização, entre outros. Assim, faremos a triagem para analisar o caso”, explicou Gregorin.

Dados e documentos essenciais

Um dos principais desafios, tratando-se de remoção de pacientes (terrestre ou aérea), está nos processos que iniciam no SUS, com direcionamento à rede privada. Segundo o coordenador de Atendimento da cooperativa nacional, a falta de referências e problemas de comunicação podem causar atrasos no processo. Por isso, André Gregorin ressalta a importância dos dados enviados à equipe de remoção da Central Nacional Unimed.

“É muito importante ter o máximo de informações, principalmente no SUS, como: telefone do hospital, da equipe médica, de algum enfermeiro próximo e de familiares. Temos um formulário que o médico preenche para enviar junto com a solicitação e todos os documentos necessários para buscar vagas na rede credenciada, ou na cidade mais próxima”, informou. 

Unidades de negócio

O processo é o mesmo para remoção de pacientes nas áreas de unidades de negócio da Central Nacional Unimed — Brasília (DF); São Luís (MA); Região Metropolitana de São Paulo; Salvador, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, na Bahia. A Unimed encaminha a solicitação de auxílio. Se a cooperativa informar que já existe vaga cedida, a CNU confirmará com o hospital para não haver intercorrências na transferência. 

Lembrando que o e-mail e o telefone da equipe de remoção são exclusivamente para prestadores e Unimeds. O beneficiário e sua família devem entrar em contato com a Central de Atendimento da cooperativa nacional pelo 0800 informado atrás do cartão do plano de saúde. Saiba mais sobre as “Regras de Remoção”, acessando o Manual de Intercâmbio Nacional (MIN) da Unimed do Brasil (versão janeiro de 2020).