Voltar

Unimed Cuiabá celebra um ano de implantação dos leitos de UTI

Unimed Cuiabá celebra um ano de implantação dos leitos de UTI

Unidade do hospital da singular apresentou bons resultados na taxa de internação e de mortalidade

Unimed Cuiabá celebra um ano de implantação dos leitos de UTI

Unidade do hospital da singular apresentou bons resultados na taxa de internação e de mortalidade

1º Setembro 2021

As comemorações de um ano de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unimed Cuiabá no Hospital Santa Helena tiveram apresentação do Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso, na abertura da programação. O evento seguiu todas as medidas de biossegurança e foi promovido de 23 a 27/08. Houve, inclusive, entrega de café da manhã individualizado aos colaboradores da UTI, além de sorteio de brindes. 
 
Os dez leitos foram implantados durante uma das piores altas de casos Covid-19 no Estado, em agosto passado. Embora não seja utilizada exclusivamente para a doença, foram imprescindíveis. Os bons resultados do trabalho da equipe multidisciplinar podem ser mensurados: de acordo com o sistema EPIMED SOLUTIONS, a taxa de mortalidade esperada em junho/21 seria de 11,16% (SAPS3), mas a Unidade obteve 2,78%. 
 
“Nesse primeiro ano, tivemos muitos pacientes salvos e mortalidade baixa. Trabalhamos com três médicos em visitas diárias que discutem cada caso e definem o melhor tratamento”, explicou Sandro Franco, médico coordenador e responsável técnico da Unidade”, ao lembrar outro importante dado: o tempo médio de internação em uma Unidade de Terapia Intensiva, que varia entre sete e 14 dias, é de 5,68 na UTI da singular.
 
A excelência no atendimento e zelo com o paciente foi sentido por Amâncio Correia de Brito. Ele foi o primeiro paciente recebido na Unidade, diagnosticado com problemas cardíacos. Passou por tratamento ao longo de cinco dias, sendo três na UTI e dois no quarto. “Já estive internado em três lugares, mas esse foi o melhor. Fui muito bem tratado”, afirmou. Clique no vídeo abaixo para assistir ao depoimento completo. 

 
 Infraestrutura
 
De acordo com Rubens Carlos de Oliveira Jr, diretor-presidente da Unimed Cuiabá, a abertura da unidade durante a pandemia representou o atendimento humanizado e o Jeito Unimed de Cuidar, essência da marca. 
 
“O investimento humano e logístico da Unidade foi de extrema necessidade no momento pandêmico, em que a falta de leitos era uma realidade. A operadora buscou o que há de melhor para promover o cuidado, primando por uma equipe multidisciplinar alinhada, que propicia a recuperação e o retorno tranquilo dos pacientes às suas famílias. Essa é a marca da Unimed Cuiabá”, enfatizou o gestor.