Voltar

Unimed Joinville apresenta serviço de Cuidados Paliativos Pediátricos

Unimed Joinville apresenta serviço de Cuidados Paliativos Pediátricos

Unimed Joinville apresenta serviço de Cuidados Paliativos Pediátricos

22 Dezembro 2021

As crianças que apresentam uma doença aguda ou crônica e que ameace a continuidade da vida são elegíveis para o acompanhamento com Cuidados Paliativos Pediátricos

Atenta ao bem-estar e cuidado integral dos pacientes, a Unimed Joinville apresenta o serviço de Cuidados Paliativos Pediátricos que passam a ser aplicados para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes em qualquer fase do tratamento de sua doença. Na instituição, o serviço de Cuidados Paliativos já existe há mais de 10 anos, no entanto, percebeu-se a necessidade de aprimorar este cuidado aos pacientes pediátricos e oficializar o serviço como parte integrante do bem-estar de todos os envolvidos: crianças e familiares. 

Os Cuidados Paliativos Pediátricos passam a ser promovidos dentro do Centro de Oncologia da Unimed Joinville e coordenados pelo médico oncologista pediátrico - com atuação paliativista -, Dr. Hugo Martins de Oliveira, além do suporte da equipe multiprofissional com mais de 14 profissionais, entre eles: enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticas, fonoaudiólogas, assistente social e pedagoga. Uma das prerrogativas do serviço é oferecer os Cuidados Paliativos Pediátricos desde o início do diagnóstico do paciente, proporcionando suporte compatível com a realidade de cada criança. Para o especialista, Dr. Hugo Oliveira, a proposta apresenta a oportunidade de todos exercitarem o olhar humanizado e total à criança no contexto do seu corpo, mente e alma. “Os Cuidados Paliativos Pediátricos encantam porque constroem uma transformação de conceito e permitem que a criança possa aproveitar a vida da forma que ela se apresenta todos os dias, ou seja, trata-se de tudo que podemos oferecer durante o período de tratamento, independente da limitação imposta pela doença”, afirma. 

A busca pelo melhor interesse da criança norteia a elaboração do plano executado pela equipe de cuidados paliativos pediátricos, contemplando o controle dos sintomas, o trabalho em equipe, a incorporação dos valores do paciente e a boa comunicação entre os profissionais e as famílias como parte essencial do plano de tratamento. Atualmente, as principais enfermidades que atendidas pela instituição são: neuropatias, psicopatias, pneumopatias, nefropatias, síndromes genéticas, endocrinopatias, doenças gastrointestinais crônicas e câncer.

O cuidado na prática

O diagnóstico de uma doença grave - com ou sem chance de cura - traz à tona questões de ordem social, psicológica e espiritual. Quando este diagnóstico é de uma criança, a situação mostra-se ainda mais complexa. Neste contexto, os Cuidados Paliativos Pediátricos apresentam uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida por meio de ações de cuidado integral e contínuo ao paciente e sua família. Foi por intermédio desse cuidado que Sandra de Oliveira Forster e Cristovan Forster, pais do pequeno Vinícius de Oliveira Forster, de oito anos, encontraram confiança para apoiar o filho no tratamento do câncer no sistema nervoso central, descoberto em 2019. Vinicius foi acompanhado pela equipe de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Unimed durante a jornada de seu tratamento e conquistou a todos com sua alegria de viver. Infelizmente, no mês de novembro, Vinícius faleceu. Apesar da perda irreparável, a família encontrou apoio na equipe para seguir adiante. “Para nós, falar dos Cuidados Paliativos é dizer que durante todo o processo fomos abraçados por profissionais que cuidaram do nosso Vini. Ter uma equipe que diz: olha, estamos com vocês! Isso faz toda a diferença. O olhar não somente para o paciente, mas para toda a família foi fundamental”, revela a mãe do pequeno Vinicius.