Voltar

Unimed Santos adota filosofia Lean e suas ferramentas para aperfeiçoar modelo de gestão

Unimed Santos adota filosofia Lean e suas ferramentas para aperfeiçoar modelo de gestão

Unimed Santos adota filosofia Lean e suas ferramentas para aperfeiçoar modelo de gestão

29 Agosto 2019

A prática demonstra: o conhecimento das ferramentas Lean tem sido transformador na maneira de pensar e efetivar a gestão em saúde. A Unimed Santos, que sempre busca se reinventar, decidiu adotar o Lean, em busca dos resultados consistentes que a adesão ao método pode ensejar. 

A ideia de aplicar a filosofia Lean foi apresentada pelo presidente da Cooperativa, Claudino Guerra Zenaide, que já conhecia experiências bem-sucedidas com a utilização das diretrizes. “Estou certo de que os conceitos, as técnicas e as ferramentas Lean podem ajudar a aperfeiçoar nosso modelo de gestão e aprimorar a cultura organizacional”, afirma. 

Na essência está a capacidade de eliminar desperdícios e resolver problemas de maneira sistemática, sempre com foco na criação de valor para o cliente. A práticas envolvem identificar mudanças requeridas nos processos, estabelecendo relação com a maneira de organizar o trabalho. “O trâmite torna possível identificar oportunidades de melhorias e de ganhos sustentáveis”, reforça Guerra Zenaide. 

Diretores e lideranças da Unimed Santos buscam aperfeiçoamento da gestão com a filosofia Lean 


RESULTADOS

A semente já está brotando na Unimed Santos e uma prova é que a Cooperativa foi uma das vencedoras do “Compartilhe seu A3”, conforme seleção feita pelo Lean Institute Brasil.  O relatório A3 é uma das ferramentas da filosofia Lean para reconhecer impasses nos processos e propor soluções. 

Em razão da propriedade do estudo, a Unimed Santos terá espaço destacado para expor o seu A3, na edição 2019 do Lean Digital Summit. O evento, de âmbito internacional, promovido pelo Lean Institute, acontecerá no dia 12 de setembro, no Cubo Itau, na capital paulista.

Adoção da filosofia Lean integra esforço pela qualidade na Unimed Santos

O diagnóstico realizado pela Unimed Santos está relacionado à área de Tecnologia da Informação (TI). “O estudo resultou na elaboração de propostas, contramedidas e recomendações, e na elaboração de um plano de ação. Também foram definidas estratégias de acompanhamento, para verificar o impacto das ações e identificar necessidades remanescentes”, explica Juliane de Lima Gallego, coordenadora de Qualidade. 

O gerente executivo de Tecnologia da Informação, Robinson Pinheiro, afirma que as estratégias Lean fomentam análises críticas e propiciam as kaizen, termo japonês que significa melhoria contínua. Entre as lideranças da cooperativa, prevalece a certeza de que a filosofia Lean coloca a Unimed Santos em patamar diferenciado frente à concorrência.