Voltar

Unimed Volta Redonda toma medidas rápidas para superar desafios

Unimed Volta Redonda toma medidas rápidas para superar desafios

Mesmo com a pandemia, cooperativa se manteve firme, fortalecendo relacionamento com seus públicos e a sustentabilidade do negócio

Unimed Volta Redonda toma medidas rápidas para superar desafios

Mesmo com a pandemia, cooperativa se manteve firme, fortalecendo relacionamento com seus públicos e a sustentabilidade do negócio

26 Maio 2021

Em um ano totalmente atípico, a Unimed Volta Redonda mudou planos e se reinventou para continuar firme no propósito de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas. Agiu rápido e se adaptou ao novo cenário da pandemia, seguindo quatro premissas: segurança, confiança, transformação e sustentabilidade. O primeiro passo foi intensificar o programa de Gestão de Pessoas para fortalecer a relação com colaboradores, cooperados, clientes e comunidade.

“Afastamos do ambiente de trabalho quem era do grupo de risco e adotamos medidas para proteger quem permaneceu presencialmente. Para os clientes, criamos a Unidade de Apoio Especial e o container exclusivo para testes de Covid; além do atendimento online por videochamada. Não medimos esforços para garantir um atendimento de qualidade e um ambiente seguro”, disse Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da cooperativa.

Jeito Unimed de Cuidar

A operadora também precisou se reinventar para manter vivo o vínculo com o cliente por meio do Jeito Unimed de Cuidar. Por conta do isolamento, pacientes hospitalizados estão com visitas restritas e, para driblar a distância, os projetos de humanização foram adaptados. Destacam-se: Visita Virtual, com vídeos personalizados feitos com os familiares dos pacientes, além de apresentação e depoimentos dos profissionais de saúde.

Interesse pela comunidade

A Unimed Volta Redonda, inclusive, intensificou o cuidado e a relação com a comunidade, por meio de apoio à prefeitura. Fortaleceu sua força cooperativista com mais uma parceria: o atendimento online e a coleta de testes antígenos na rede pública de saúde. Mais de 1,9 mil atendimentos e de 5,7 mil testes já foram realizados desde 12 de abril, quando iniciou a disponibilidade do serviço.

Geração de emprego

Mesmo com o cenário caótico provocado pela pandemia, a cooperativa permaneceu como um importante gerador de empregos da região. De março de 2020 a abril deste ano, foram gerados 224 novos postos de trabalho. Também foi investido cerca de R$ 1 milhão em capacitação de médicos cooperados e colaboradores. A Unimed Volta Redonda fechou o ano passado com mais de 67 mil clientes, 466 cooperados e 1,9 mil colaboradores.