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07 de abril - Dia Mundial da Saúde

07 de abril - Dia Mundial da Saúde

07 de abril - Dia Mundial da Saúde

11 Abril 2017

    Para iniciar uma vida saudável é preciso abandonar hábitos ruins, dando lugar a novos costumes diários. Abaixo, você confere alguns comportamentos saudáveis em busca de uma vida mais plena:

 

Coma bem
    Alimentar-se bem é mais simples do que se imagina. Para começar, troque os alimentos industrializados e ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares – gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer – por produtos naturais (legumes, folhas, frutas, peixes, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache), entre outros.

 

Durma bem
    Uma boa noite de sono é essencial para repor as energias e estar com pique total para o dia seguinte. Um estudo da American Academy of Sleep comprovou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Então, faça do seu sono um momento especial tendo um quarto arejado com lençóis limpos, iluminação agradável, sem TV ligada e, de preferência, durma sempre no mesmo horário.

 

Não fique parado
    O sedentarismo não é um bom amigo, e longe dele você afasta doenças como obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de dar mais disposição e energia. Isso não exige que você frequente uma academia, andar já é suficiente. A caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes.
    Seu cérebro também irá se beneficiar, pois durante os exercícios, o corpo produz uma substância que estimula o nascimento de novos neurônios, o que melhora nossas atividades cognitivas, em especial a memória.

 

Levante-se da cadeira
    Um grande número de pesquisas comprova que sentar por longas horas faz mal à saúde. Quando ficamos frequentemente sentados, e por muito tempo, o nosso metabolismo se altera e influencia em fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial, que são indicadores da obesidade, problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas.
    Então, quando perceber que está muito tempo sentado em seu escritório, levante-se!

 

Elimine o cigarro
    O tabaco é responsável por diversos tipos de doenças, entre elas, os cânceres pulmão e de boca. Estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano, no Brasil, são decorrentes do tabagismo.
    Tanto o fumante ativo, quanto o passivo (quem inala a fumaça) são prejudicados, uma vez que a fumaça do cigarro dos outros é uma das principais culpadas pelos casos de sinusite. Nesse contexto, se você inda não conseguiu abandonar esse vício, evite fumar em casa, próximo de crianças e familiares.

 

Cultive bons amigos
    Pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos EUA, descobriram que quem vive rodeado de amigos e vizinhos pode viver até 50% mais do que alguém que vive só. Para os pesquisadores, perder o apoio social pode diminuir ainda mais a longevidade do que obesidade, fumo ou sedentarismo. Então, sempre que possível, se reúna com os amigos.

 

Vida sexual
    Uma vida sexual saudável também traz muitos benefícios à saúde, uma vez que contribui para a melhoria do humor, o aspecto da pele, alivia o estresse, a TPM e relaxa o corpo. De acordo com pesquisadores britânicos, da Universidade de Bristol, a frequência sexual diminui os riscos de infarto e contribui para um sono melhor.

 

Amor próprio
    O amor que devotamos a nós mesmos nos faz enxergar qualidades pessoais, valores e referenciais que são essenciais para o equilíbrio emocional e bem-estar individual.
    Por isso, é importante adotar uma postura de cuidado com o corpo e com as emoções. Ao invés de se cobrar muito, se autocriticar e focar nas limitações e dificuldades, tenha o pensamento positivo e foco no que é realmente bom e importante para você.


Setor de Comunicação e Marketing