Voltar

Cuidados com a pele no verão

Cuidados com a pele no verão

Cuidados com a pele no verão

6 Janeiro 2017

     Sol, calor, praia, mar, piscina­ No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, porque com maior exposição a altas temperaturas, é fundamental cuidar da pele para que ela não sofra danos causados pelos raios solares, como queima-duras, envelhecimento precoce, além do aumento do risco de câncer.

 

Use sempre o protetor solar
Não saia de casa sem se proteger contra o sol. Use, diariamente, protetor solar com FPS 30, no mínimo. O ideal é passar cerca de meia hora antes da exposição aos raios solares. Quando for à praia, reaplique o protetor solar a cada duas horas ou após os mergulhos, já que a transpiração e a água diminuem a eficiência do filtro solar.

 

Beba bastante líquido
Com as temperaturas mais altas, o corpo tende a transpirar mais, perdendo mais facilmente os sais minerais e líquidos ingeridos. Para evitar a desidratação, é preciso beber bastante líquido. Portanto, abuse da água, suco de frutas e água de coco. O ideal é ingerir 2 litros de água por dia. Leve sempre com você uma garrafinha com água.

 

Use protetor labial
Para evitar o ressecamento e rachadura nos lábios, use protetor labial diariamente. Quando estiver mais exposto ao raios solares, como na praia ou na piscina, passe mais de uma vez.

 

Evite o sol direto
Lembre-se que o horário adequado para tomar sol é antes das 10h e depois das 16h. Use sempre barracas de praia, bonés, viseiras ou chapéus. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face, proteja-a sempre. As barracas devem ser grossas, para bloquear bem a passagem do sol.

 

Alimente-se bem
Frutas e legumes são alimentos leves e por isso são essenciais no verão. Para proteger a pele contra a radiação ultravioleta, aposte em alimentos como cenoura, abóbora, beterraba, mamão e maçã.

 

Fontes: Conexão Dufry, Ministério da Saúde e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo


Setor de Comunicação e Marketing