Voltar

Edital Programa de Especialização em Medicina Intensiva 2018

Edital Programa de Especialização em Medicina Intensiva 2018

Edital Programa de Especialização em Medicina Intensiva 2018

14 Dezembro 2018

Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Unimed Costa do Sol

Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)

 

 

EDITAL

Processo seletivo para o

PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA/AMIB (PEMI)

 

 

   1. APRESENTAÇÃO

 

O Hospital Unimed Costa do Sol (HUCS), está situado na cidade de Macaé, conhecida em todo o mundo pela produção de petróleo na chamada Bacia de Campos, região Norte do estado do Rio de Janeiro.

O serviço de terapia intensiva do HUCS possui 30 (trinta) leitos, todos equipados com o que há de mais moderno em monitoração e ventilação mecânica. A equipe médica da UTI do Hospital Unimed Costa do Sol é formada por profissionais titulados em Medicina Intensiva, assim como 88% de seus plantonistas. O HUCS possui um centro especializado em medicina diagnóstica em imagem, com tomografia e ressonância magnética, além de um completo laboratório de análises clínicas que funciona vinte e quatro horas (24h) por dia, sete dias por semana. O Centro Cirúrgico do HUCS está preparado e realiza procedimentos cirúrgicos de grande complexidade, tais como cirurgia cardíaca, neurocirurgia e cirurgias vasculares.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed Costa do Sol foi credenciada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) como Centro Formador de Especialistas em Medicina Intensiva, e iniciará a sua oitava turma, com três especializandos, em março de 2019.

 

   2. PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA (PEMI)

O presente edital torna público o Programa de Especialização em Medicina Intensiva (PEMI) para 03 (três) vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed Costa do Sol (HUCS), credenciado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) como centro formador de Intensivistas. As informações nele contidas seguem o manual de credenciamento para centros formadores da AMIB.

A UTI do HUCS optou pela admissão direta, com duração de 3 anos, sem pré-requisitos (residências ou especialização), bastando o candidato ter completado o curso de graduação em Medicina e possuir o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM).

 

   3. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Período: De 10 de dezembro de 2018 até as 23h59 do dia 20 de janeiro de 2019, no site da Unimed Costa do Sol, www.unimed.coop.br/costadosol.

A documentação necessária para inscrição deverá ser enviada por e-mail para pemi@costadosol.unimed.com.br até o dia 20 de janeiro de 2019, após envio da ficha de inscrição devidamente preenchida no site www.unimed.coop.br/costadosol.

O cartão de confirmação de inscrição, passaporte para ser entregue no dia da prova, será enviado por e-mail aos candidatos pelo setor de Recursos Humanos da Unimed Costa do Sol.

Caso o candidato não receba o cartão de confirmação até às 17h do dia 05 de fevereiro de 2019 o mesmo deve entrar em contato com o setor de Recursos Humanos (RH) da Unimed Costa do Sol pelos telefones (22) 2105-2239 | (22) 2105-2246 ou pelo e-mail pemi@costadosol.unimed.com.br.

 

   4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

  • Cópias do documento de identidade e do CPF;

  • Cópia do comprovante de inscrição no Conselho Regional de Medicina;

  • Cópia do certificado de conclusão do curso de graduação de medicina, ou equivalente, emitido pela Instituição de Ensino Superior em Medicina;

A não apresentação dos documentos acima implicará na não aceitação no ato da matricula.

 

   5. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • O candidato será responsável por erro ou omissão no preenchimento da ficha de inscrição ou prestação de declaração falsa.

  • Não será aceita inscrição e entrega de documentos fora do local e prazo determinados.

 

   6. PROCESSO SELETIVO

A seleção constará de:

  • Prova objetiva de múltipla escolha, com 50 (cinquenta) questões, de mesmo valor, com quatro alternativas, sendo apenas uma correta, na área de Medicina Interna, cujo programa e referências bibliográficas estão listadas no item 17 deste edital.

 

   6. REALIZAÇÃO DA PROVA

Prova objetiva: 10 de fevereiro de 2019 (domingo) às 09h, na Associação Médica de Macaé, sito na Rua da Igualdade, s/n, Imbetiba, Macaé/ RJ, ou em outro local, na mesma cidade, dependendo do número de inscritos. O local definido será devidamente indicado ao candidato, pela comissão organizadora, até 72h (setenta e duas horas) antes da realização da prova. Caso o candidato não receba quaisquer informações neste prazo, o mesmo deverá entrar em contato pelo e-mail pemi@costadosol.unimed.com.br.

A duração da prova será de 03h (três horas). Ao final desse tempo, o cartão de respostas será recolhido.

  • O candidato deverá comparecer ao local indicado uma hora antes do horário determinado para seu início, munido de caneta esferográfica azul ou preta, cartão de confirmação da inscrição e documento oficial de identidade com foto, que permita clara identificação do candidato;

  • Nenhum candidato fará prova fora do dia, horário e local especificados;

  • Não haverá segunda chamada, sob qualquer pretexto, sendo considerado eliminado o candidato que faltar a prova;

  • Não será permitida a comunicação entre os candidatos, nem empréstimo de qualquer material durante a prova;

  • Não será permitido o uso de celulares, computadores e eletrônicos em geral durante a prova;

  • O candidato poderá levar seu caderno de questões somente após decorrida uma hora do início da prova.

 

   8. CLASSIFICAÇÃO

  • Cada questão terá o valor de 02 (dois) pontos, totalizando 100 (cem) pontos;

  • O ponto de corte para classificação será 60 (sessenta) pontos;

  • Os aprovados serão os três primeiros classificados pela ordem de pontos;

Em caso de empate, o desempate se dará na seguinte ordem:

1- Candidato com maior tempo de formado, em medicina;

2- Candidato de maior idade;

3- Entrevista com pelo menos dois preceptores do PEMI.

 

  • Os demais classificados poderão ser reclassificados também por ordem de pontos, e de desempate citados, em caso de alguma desistência.

  • Os três primeiros candidatos que obtiverem as duas melhores notas, acima da nota de corte, serão avisados de sua aprovação por meio de contato por telefone e/ou e-mail.

  • O gabarito da prova será disponibilizado no site www.unimed.coop.br/costadosol, a partir das 10h do dia 11 de fevereiro de 2019.

  • A lista dos aprovados estará disponível no site www.unimed.coop.br/costadosol a partir das 10h do dia 14 de fevereiro de 2019.

  • Os candidatos com necessidades especiais deverão comunicá-las por escrito no ato da inscrição e aguardar julgamento da pertinência e viabilidade pela comissão organizadora do processo seletivo.

 

   9. RECURSOS

O prazo para interposição de recursos é dia 12 de fevereiro de 2019, de 14h às 18h, improrrogável, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed Costa do Sol, sito à Rua Tenente Coronel Amado, número 401, terceiro andar, Macaé/ RJ, diretamente com um dos médicos preceptores do PEMI.

O recurso deverá ser interposto pessoalmente pelo candidato, por escrito e fundamentado em literatura médica comprovada.

Os recursos serão julgados pela comissão organizadora do processo seletivo e eventuais questões anuladas concederão pontos a todos os candidatos.

Os pareceres aos recursos indeferidos ficarão à disposição dos candidatos, no site www.unimed.coop.br/costadosol no dia 13 de fevereiro de 2019.

 

   10. DATA DO RESULTADO FINAL

Dia 14 de fevereiro de 2019.

 

   11. APRESENTAÇÃO DOS APROVADOS

Os candidatos selecionados deverão se apresentar munidos dos documentos que serão solicitados por e-mail pelo setor de Recursos Humanos da Unimed Costa do Sol até o dia 22 de fevereiro de 2019, para assinatura do termo de compromisso e confecção do crachá de acesso ao hospital.

O candidato que não comparecer nesta data será considerado desistente.

Em caso de reclassificação, o candidato reclassificado será avisado por e-mail ou telefone e sua matrícula se dará, no prazo máximo de 48h (quarenta e oito horas) após o contato realizado pelo setor de RH, se ainda houverem reclassificados após a data esses serão comunicados até o dia 26 de fevereiro de 2019, e assim sucessivamente, obedecendo a ordem de classificação até que os três candidatos classificados estejam devidamente matriculados.

 

   12. INÍCIO DO PROGRAMA

11 de março de 2019.

 

   13. DURAÇÃO DO PROGRAMA

03 (três) anos.

 

   14. REMUNERAÇÃO

Será concedida bolsa auxílio ao especializando no valor bruto de R$ 3.455,81.

 

   15. CARGA HORÁRIA

A carga horária semanal é de 60 (sessenta horas), já incluído um plantão de 12 horas, sob supervisão e atividades teóricas. O especializando que não cumprir 90% da carga horária e pré estabelecida, será reprovado independente das notas obtidas nas provas práticas e teóricas.

 

   16. PROGRAMA DO CURSO

O programa teórico prático previsto segue as recomendações da AMIB, no manual de credenciamento do centro formador-2012.

A nota de corte para aprovação anual, será a média de 7, obtida pelo somatório de todas as provas práticas e teóricas realizadas no ano, conforme manual a ser atribuído no início do curso.

 

   17. CONTEÚDO DA PROVA E BIBLIOGRAFIA SUGERIDAS

17.1 - Hipertensão arterial, síndrome coronariana aguda, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, aortopatias, doença orovalvar, endocardite infecciosa, Choque, DPOC, asma, insuficiência respiratória, ventilação mecânica, tromboembolismo pulmonar, doença péptica, insuficiência hepática, pancreatite, cirrose hepática, hemorragia digestiva, sepse, diabetes mellitus, doenças da tireóide, insuficiência adrenal, insuficiência renal, infecção urinária, pneumonias, comas, síndrome de Guillain-Barré, PCR, doença cerebrovascular, estado de mal epiléptico, intoxicações exógenas, antibioticoterapia, leucemias, anemias e mieloma múltiplo.

17.2- Harrinson 2016/ + ( ICU Books)

17.3- Harrison’s Principles of internal medicine-16th ed, 2016. 17.4- Textbook of medicine-22st ed, 2004.

17.5- Manual de Medicina Intensiva : AMIB, –- São Paulo : Editora Atheneu, 2014.

 

A inscrição implica em aceitação das normas, condições e exigências contidas neste edital.

 

Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do Programa de Especialização em Medicina Intensiva

Dr. Joel Tavares Passos - CRM 5235249-3

 

Preceptores do Programa de Especialização em Medicina Intensiva:

Dr. Paulo Pires – CRM 556144 - RJ

Dr. Sérgio Curvelo – CRM 52706221 - RJ


Setor de Comunicação e Marketing