Voltar

Hospital UCS realiza Dia do Desejo

Hospital UCS realiza Dia do Desejo

Hospital UCS realiza Dia do Desejo

8 Abril 2019

 

O Hospital Unimed Costa do Sol realizou o Dia do Desejo na sexta-feira, 05 de abril de 2019. A iniciativa visou amenizar o desconforto dos pacientes, atendeu de surpresa a pedidos simples de pacientes de longa permanência e foi realizada em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 07 de abril.

A ação realizou desejos variados, de seis pacientes de diferentes idades: Kethelyn Ivo, 21 anos, mostrou seu sorriso quando a banda, formada por colaboradores da cooperativa, cantaram algumas de suas músicas favoritas. 

Maria Izabel dos Santos, de 73 anos, ama frutos do mar e pôde comer o peixe nordestino que o setor de Nutrição da cooperativa preparou de acordo com a receita que a família disponibilizou.
 

 

 

Everson Silva de Barcelos, de 35 anos, também realizou o desejo de comer um bife acebolado com batata frita, refrigerante e sorvete napolitano. Além disso, recebeu a visita de seu amigo escoteiro, e cantaram canções junto com os colaboradores do setor. 

Vagno Thomaz, 57 anos, recebeu a visita de sua cadelinha Mel, que não via há muito tempo, além das suas duas filhas e da esposa, e ficou muito emocionado ao vê-las.
 

 

 

A ação se estendeu para outros pacientes internados no Hospital que acompanharam a banda formada pelos colaboradores, animando todos os pacientes, junto com a presença de personagens como Branca de Neve e Homem-Aranha, que divertiram as crianças.

Na UTI Pediátrica, Miguel Oliveira da Silva, 3 anos, pôde conhecer de perto o personagem dos quadrinhos que tanto gosta, e Antonella de Andrade, 1 ano, encontrou a princesa. Todos os pacientes da unidade ouviram a banda formada por funcionários da cooperativa.
 

 

 

A lista de presentes foi elaborada pelos profissionais, sem que os pacientes soubessem que iriam recebê-los. Em conversas informais, muitas em tom de confidência, eles revelaram às enfermeiras o que gostariam de receber se pudessem fazer um desejo. Sem saber do que ocorria, foram surpreendidos com o que seus corações mais desejavam.

Segundo a Dra. Roberta Bolognani, coordenadora do pronto atendimento, essa ação foi fundamental pra consolidar o modelo de atendimento humanizado: "O dia do desejo ameniza o sofrimento dos pacientes internados bastante tempo e promove a empatia", afirma a médica intensivista.

Gisele Macário, psicóloga hospitalar, declarou que ações como essa promovem além da alegria boas memórias do paciente. Catiane Albrecht, gerente de enfermagem, comenta que foi muito valioso ver as pessoas comovidas: "Ver a emoção de todos durante a realização dos desejos e os gestores querendo continuar a inciativa foi uma realização". O Dia do Desejo foi uma realização de Unimed Costa do Sol. Participaram a Gerência Hospitalar, OPME, Almoxarifado, Comunicação e Marketing, Psicologia, Ouvidoria, Gestão de Pessoas e os colaboradores do HUCS.

O objetivo da ação foi proporcionar alegria e acalento aos pacientes internados em longa permanência que estão privados do acesso a coisas simples, como a convivência com algum familiar, o cachorro de estimação ou saborear a comida preferida.
 

 


Setor de Comunicação e Marketing