Voltar

Nota de esclarecimento - vacinação unimed

Nota de esclarecimento - vacinação unimed

Nota de esclarecimento - vacinação unimed

24 Março 2021

NO002.21

Unimed Costa do Sol

Assessoria de Imprensa

 

Macaé, 23 de março de 2021.

 

A Unimed Costa do Sol, através da presente nota, vem esclarecer as declarações do vereador Paulo Paes em sessão realizada na Câmara Municipal, no dia 23/03/2021.

As declarações do Vereador foram amplamente divulgadas através da TV Câmara e veiculadas em vídeo que circula nas redes sociais, contendo informações não fundamentadas sobre a administração de vacinas contra o Novo Coronavírus (COVID-19), em profissionais da cooperativa médica.

A Unimed esclarece que tem hoje no seu quadro institucional 1429 colaboradores e 483 médicos cooperados e que até a presente data, foram administradas, no Hospital Unimed 242 doses para os profissionais da linha de frente, quais sejam, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e técnicos de enfermagem que trabalham em sua unidade hospitalar. Seguindo o cronograma, os colaboradores são imunizados diretamente na secretaria de saúde.

Os demais profissionais de apoio desta mesma unidade ainda aguardam pela imunização.

A cooperativa informa que segue todos os critérios relacionados à orientação do Ministério da Saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria Municipal de Saúde e Programa Nacional de Imunização (PNI) no que dizem respeito à imunização, especialmente quanto ao regramento de prioridades de recebimento das doses, o que afasta por completo qualquer questão suscitada de que a Unimed tem obtido privilégios no que concerne à vacinação de seus colaboradores.

Além disso, é fato notório que a Cooperativa não tem medido esforços para a prevenção à doença e adoção contínua de medidas que visam minimizar afastamentos pela doença e garantir recursos humanos para o cuidado do paciente.

A cooperativa médica informa ainda que investiu em várias ações de enfrentamento da pandemia, tais como: uma parceria com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, o NUPEM/UFRJ para a realização de diagnóstico molecular da doença, reforço do estoque de equipamentos de proteção individual (EPI), medicações e a aquisição de novos ventiladores mecânicos, a fim de atender nossos pacientes em situações complexas de saúde.

A cooperativa acredita que obedecer a ordem de prioridade é um ato de respeito com os mais vulneráveis e os profissionais de saúde que estão diuturnamente combatendo a pandemia, em um momento particularmente trágico.

 

Assessoria de Imprensa da Unimed Costa do Sol