Voltar

Programação Especial - Semana da Mulher

Programação Especial - Semana da Mulher

Programação Especial - Semana da Mulher

6 Março 2017

HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


    As comemorações do dia 8 de março estão mundialmente vinculadas às reivindicações femininas por melhores condições em suas vidas. Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Ela serve como um símbolo para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. 


    Tudo começou no dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos, quando operárias de uma fábrica de tecidos entraram em greve, protestando por melhores condições de trabalho, redução na carga horária, equiparação de salários com os homens, e tratamento digno nas fábricas. Na tentativa de reprimir a greve, cerca de 130 tecelãs foram trancadas dentro da fábrica, que em seguida foi incendiada. Todas morreram carbonizadas. O ato violento marcou o início da trajetória das lutas das mulheres.


    Durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910 na Dinamarca, foi proposto que 8 de março fosse declarado como o Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs de Nova Iorque. Em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi reconhecido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). 


    Segundo a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre pela Universidade de Brasília, o 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países.

 

 

SEMANA ESPECIAL


    Na próxima semana, de 06 a 10 de março, a Unimed Costa do Sol realizará uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.


    Essa semana contará com atividades como: aula de dança de ventre, defesa pessoal, palestra e roda de empoderamento da mulher e tarde da beleza com consultoras Mary Kay.


Setor de Comunicação e Marketing