Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

     A Unimed Costa do Sol investe em recursos e ideias sustentáveis, desde 2007, reconhecendo a importância de ter um compromisso de Responsabilidade Social, marcado por suas ações na região onde é líder de mercado, incluindo em seus projetos os médicos, os colaboradores e a própria comunidade.

     O Grupo de Responsabilidade Social (GRS) da Unimed Costa do Sol é composto por colaboradores voluntários que desenvolvem ações embasadas nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

      As ações realizadas pelo grupo têm como objetivo a realização de atividades que auxiliem na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente, além de contribuir para um clima organizacional saudável e aumentar a credibilidade junto a sociedade. 

     Hoje, a responsabilidade social da Unimed Costa do Sol está na missão da empresa e a cada dia ganha mais força, com ações que acompanham as diretrizes da cooperativa e objetiva permear soluções para diversas questões, como: consumo consciente, sustentabilidade, diminuição de desigualdades socais e cidadania. 

     Dentro dos projetos está à utilização de CANECAS E SQUEEZES, com o objetivo de conscientizar os colaboradores para a não utilização de copos descartáveis estimulá-los a maior ingestão de água no ambiente de trabalho. 

     Criado em 2007, em a parceria com o Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE) e com suporte pedagógico da Fundação Roberto Marinho, o projeto visa a CONTRATAÇÃO DE JOVENS PARA O PROGRAMA APRENDIZ LEGAL, que contribui para o fortalecimento da autoestima e da condição de cidadãos por meio do trabalho. 

     O interesse em trabalhar com a LOGÍSTICA REVERSA em todos os setores da Unimed Costa Sol, surgiu com a intenção realizar o fluxo inverso da cadeia de suprimentos de forma eficaz, fazendo com que os materiais utilizados no processo de produção interna, retornassem ao setor de almoxarifado, para serem descartados de forma segura. 

     Outro projeto que acontece dentro da empresa é a ECONOMIA DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA, que através da conscientiza ção deseja consolidar a cultura interna do uso racional dos recursos com ênfase no respeito ao meio ambiente. As tarefas cotidianas, realizadas em nossas unidades, devem observar o consumo adequado de energia elétrica e água. 

     Com o objetivo de destinar corretamente o óleo vegetal saturado, proveniente da cozinha do Hospital da Unimed Costa do Sol e das casas dos nossos colaboradores, realizamos a COLETA DE ÓLEO VEGETAL, que começou em 2010. 

     Para reaproveitar de maneira responsável os cartões inutilizados ou inservíveis, a singular estabeleceu parcerias com empresas da região para a confecção de BRINDES DE MATERIAL RECICLÁVEL. Essas instituições devem promover a inclusão social e a geração de benefícios a sociedade. 

     Desde 2011 a cooperativa trabalha com a RECICLAGEM DO PAPEL PAPELÃO, visando promover a preservação ambiental através do reaproveitamento de materiais recicláveis, descartados nas operações da cooperativa e/ou trazido por seus colaboradores. 

      O CÓDIGO DE CONDUTA foi criado com a finalidade de pautar o padrão de conduta da cooperativa, sendo ele, o principal instrumento para eliminar dúvidas de natureza ética. Esse projeto, iniciado em 2012, contempla todos os colaboradores, que recebe o material durante a palestra de Integração para entrada na empresa.

     Para evitar o descarte desnecessário de equipamentos de informática, a singular tem em seus programas de Responsabilidade Social, o INCENTIVO TECNOLÓGICO, que doa computadores para instituições que realizem trabalhos com a comunidade. 

    O REAPROVEITAMENTO DOS CARTUCHOS DE IMPRESSORA começou junto com as práticas de Logística Reversa, dando a destinação adequada aos refis das impressoras da cooperativa, responsabilizando e instituindo parcerias com fornecedores, evitando o descarte inapropriado.

      Devido às necessidades levantadas pelos gestores sobre a educação continuada, em 2009 foi elaborado um plano anual de TREINAMENTOS, para reciclar conhecimento, habilidades e aprimorar o desempenho dos colaboradores nas atividades profissionais. O plano só foi consolidado em 2010, através do levantamento das necessidades específicas, identificação de instrutores internos, elaboração de indicadores de horas de treinamento e valor do investimento, foi possível levar o assunto para aprovação. Agora, com o aval dos gestores da Unimed Costa do Sol, a assunto é tratado em consonância com o Planejamento Estratégico, focado sempre em resultados, e tem acontecido regularmente, para todas as áreas. 

     O PROGRAMA VIVER BEM - SAÚDE DA GESTANTE, que oferece informações às gestantes, acontece com o intuito de complementar o atendimento realizado nas consultas médicas, melhorar a aderência das mulheres aos hábitos considerados adequados e diminuir a ansiedade e medos relativos ao período gravídico e puerperal.


Setor de Comunicação e Marketing