Há 27 anos surgia a Unimed Macaé. Em oito de maio de 1989, um grupo de 57 médicos se instalava na cidade, em meio ao início da exploração do petróleo na região e toda a movimentação que a nova atividade trazia para cidade. Inicialmente, os médicos cooperados atendiam a demanda de usuários que eram trazidos pela indústria do petróleo, o que intensificava o ritmo de trabalho e aumentava o número de moradores na Capital Nacional do Petróleo.

     Acompanhando a evolução da época, a Unimed crescia junto com a região. Assim, aos poucos, a cooperativa médica foi cada vez ganhando mais espaço em sua área de atuação, proporcionando médicos e serviços de saúde com qualidade para a cidade.

     Em 1994, inaugura uma Unidade de Atendimento na cidade vizinha, Rio das Ostras, sua primeira filial. Da mesma forma, com a demanda e crescimento de clientes, a cooperativa expande sua sede, e em 1996 muda de endereço. Em maio de 2002, pensando em oferecer aos seus beneficiários medicamentos a preços mais acessíveis, surge a Farmácia Unimed.

     O ano de 2005 trouxe inovações com a inauguração do Hospital, um dos marcos para a cooperativa que continuou trabalhando na ampliação de suas atividades. Em agosto do mesmo ano, mais um serviço próprio é oferecido aos beneficiários, o Laboratório de Análises Clínicas e o primeiro Posto de Coleta da Unimed em Macaé.

     E o crescimento promove mudanças significativas no ano de 2007: a nova sede administrativa passa a ocupar um prédio de quatro andares, no centro da cidade. Junto à nova estrutura, inaugura o segundo Posto de Coleta do Laboratório, ampliando a rede assistencial. No mesmo ano, em razão do atendimento à grande quantidade de beneficiários nas cidades de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus, a Unimed Macaé troca seu nome para Unimed Costa do Sol. A escolha foi baseada no nome da própria região onde estão as cidades.

     Presentemente, a Unimed Costa do Sol é líder de mercado em Macaé e região, com mais de 400 médicos cooperados, mais de 90 serviços credenciados que contemplam as mais diversas especialidades, mais de 900 colaboradores e uma rede própria que inclui: Hospital, quatro Postos de Coleta, Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia e SOS Remoção.

 

Unimed no Brasil


     A Unimed é o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 84% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 349 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de beneficiários em todo o país.

     Clientes Unimed contam com mais de 113 mil médicos cooperados,112 hospitais próprios e 14 hospitais dia, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.

     Além de deter 31% do mercado nacional de planos de saúde, a Unimed possui lembrança cativa na mente dos brasileiros. De acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha, a Unimed é pelo 23º ano consecutivo a marca Top of Mind quando o assunto é plano de saúde. Outro destaque é o prêmio plano de saúde em que os brasileiros mais confiam, recebido pela 14ª vez consecutiva, na pesquisa Marcas de Confiança.