CORONAVÍRUS

Coronavírus

O que precisamos saber e fazer para nos protegermos.

Saiba mais
Saúde da Mulher

Saúde da Mulher em Dia

Esta cartilha de orientações foi desenvolvida com muito carinho especialmente para você! Nossa beneficiária!

Saiba Mais
Mosquito

Dengue, Zika e Chikungunya

Vamos juntos acabar com este mau!

Saiba Mais

Programas

Programa Viva Bem

O Programa de Gerenciamento de Casos visa estabelecer a prática assistencial, com estímulo à promoção, prevenção, e recuperação da saúde; focada em portadores de doenças crônicas não transmissíveis (tais como diabetes, hipertensão, dislipidemia, cardiopatias), com necessidades clínicas, objetivando melhoria da qualidade de vida. O Programa é oferecido com intuito de melhorar as condições de saúde dos beneficiários.

Versão 06/2017

Programa Viva Mais

A Unimed Costa Oeste oferece aos seus beneficiários o Programa de Atenção ao Tabagista que tem por objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

Versão 06/2017

Programa de Assistência Farmacêutica

O programa de Assistência Farmacêutica é oferecido pela UNIMED COSTA OESTE sem custo adicional para o beneficiário, que tenha interesse em acompanhar o seu tratamento medicamentoso.

Versão 10/2016

Serviço de Atenção Domiciliar

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) consiste em permitir que o paciente receba a assistência em saúde em seu domicílio. O serviço é composto por diversas modalidades de atendimento, todos voltados para as necessidades específicas de pacientes com limitações.

Versão 06/2017

Programa Junto com Você

Junto com você, é um programa de atenção à saúde, voltado ao acompanhamento de beneficiários diagnosticados com neoplasias (câncer), com o objetivo de oferecer apoio ao beneficiário e seus familiares durante e após o seu tratamento. O acompanhamento ao beneficiário e seus familiares é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, e farmacêutico, em atividades diretamente ligadas às suas necessidades.

Versão 06/2019

Programa de Ao Seu Lado

O Programa AO SEU LADO atuará em beneficiários portadores de condições crônicas como hipertensão arterial, que exigem cuidados específicos e acompanhamento médico contínuo.

Versão 06/2017

Hábitos Nutricionais

Para Crianças menores que 2 anos

Os primeiros anos de vida são de intenso desenvolvimento. Por isso, deficiências nutricionais ou condutas inadequadas na alimentação podem prejudicar no crescimento e desenvolvimento das crianças. Dez passos simples para pais e cuidadores nesta primeira fase de vida das crianças.

Versão 08/2017

Para Crianças maiores de 2 anos

Os hábitos saudáveis na vida adulta são reflexos da educação alimentar infantil. O comportamento alimentar ocupa atualmente um papel central na prevenção e no tratamento de doenças. A alimentação durante a infância, ao mesmo tempo que é importante para o crescimento e desenvolvimento, pode também representar um dos principais fatores de prevenção de algumas doenças.

Versão 08/2017

Hábitos Nutricionais para Adultos

Na idade adulta, é preciso preservar bons hábitos alimentares e adotar atitudes saudáveis, como atividade física com regularidade, para prevenir obesidade, aumento do colesterol, pressão alta e outros riscos associados à vida agitada, à falta de informação, ao comodismo, etc. Nessa fase, a boa alimentação é fundamental para a manutenção e defesa do organismo.

Versão 08/2017

Hábitos Nutricionais para Adolescentes

Durante a adolescência, a alimentação balanceada é muito importante, pois além de satisfazer as elevadas necessidade de nutrientes durante esta fase, ela serve também para criar e manter bons hábitos alimentares para o resto da vida. Neste período podem aparecer novos hábitos de consumo explicáveis por motivos psicológicos, sociais e socio-econômicos, pela influência de amigos, rebeldia contra os controles exercidos pela família, busca de autonomia e identidade, aumento do poder de compra, hábito de preparar rotineiramente seu próprio alimento, a urbanização e o costume de comer fora de casa.

Versão 08/2017

Hábitos Nutricionais para Melhor Idade

O processo de envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida, sendo influenciado tanto pelo estilo de vida quanto por fatores genéticos. Uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física são fatores importantes para auxiliar no controle de doenças e proporcionar o envelhecimento com qualidade.

Versão 08/2017

Hábitos Nutricionais para Neoplasias

Tratamentos para o câncer, como quimioterapia, radioterapia e cirurgias, têm o objetivo de combater a doença, porém, acabam afetando também as células saudáveis do organismo. Uma boa alimentação pode ajudar o corpo a ter força necessária para reconstruir estas células.

Versão 08/2017

Saúde Bucal

Saúde Bucal: Crianças até 2 anos

Versão 08/2018

Saúde Bucal: Para Crianças maiores de 2 anos

Versão 08/2018

Saúde Bucal: Adolescentes de 10 a 19 anos

Versão 06/2017

Saúde Bucal: Adultos de 20 a 59 anos

Versão 06/2017

Saúde Bucal: Idosos acima de 60 anos

Versão 06/2017

Saúde Bucal: Situações Especiais

Versão 06/2017

Saúde Bucal: Gestantes

Versão 06/2017

Saúde Bucal: Quimioterápicos

O tratamento oncológico apesar de ser muito, ao mesmo tempo em que trata o câncer, pode afetar a saúde do paciente em outros aspectos: a quimioterapia ou radioterapia podem causar alguns prejuízos à saúde bucal, por isso os cuidados com a higiene bucal devem sser ainda mais rigorosos.

Versão 08/2017

Cartilhas

Atividade Física na Terceira Idade

O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências científicas apontando os benefícios de um estilo de vida ativa, para manutenção da atividade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.

Versão 06/2017

Qualidade de Vida

Todos sabem que a vida agitada com trabalho, estudo, família, trânsito, além dos problemas e também das escolhas pessoais, afetam nossa saúde. Mas o que estamos fazendo para reverter essa situação e garantir bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doenças e enfermidades?

Versão 06/2017

Riscos de Quedas

Os idosos estão muito mais suscetíveis a quedas do que outras pessoas, por isso a atenção dispensada a eles deve ser maior.

Versão 06/2017

Controle de Infecção

Não é porque o nosso corpo abriga pacificamente trilhões de bactérias que precisamos nos expor àquelas não tão boazinhas assim. Para combate-las e eliminá-las, não existe fórmula mágica: manter uma boa higiene, especialmente das mãos, é o melhor caminho.

Versão 08/2017

Cartilha de Vacinação para Adolescentes, Adultos, Idosos e Gestantes 2020

Versão 07/2020

Cartilha de Vacinação Infantil 2020

A vacinação é uma importante aliada da saúde, principalmente, durante a infância. A imunização nesta fase ajuda na prevenção de doenças e auxilia no surgimento de surtos.

Versão 06/2020

Vacinação

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevençao contra doenças.

Versão 03/2017

Neoplasias

Como muitas mulheres, Ângela Helena tem uma vida corrida. Ela trabalha, cuida da família, faz cursos e também reserva um tempo para cuidar do bem-estar.

Versão 06/2017