Ação conjunta de cooperativas beneficia entidade de Toledo

Ação conjunta de cooperativas beneficia entidade de Toledo

17 Julho 2019

Mais que uma comemoração, a entrega de um benefício permanente. Essa foi a dinâmica escolhida por oito cooperativas de Toledo para celebrar o Dia de Cooperar, ou o Dia C como ficou popularmente conhecido. Para registrar a passagem desta data, elas se uniram em prol da Fundação Waldyr Luiz Becker, que apoia pacientes em tratamento contra o câncer, e doaram um container que será utilizado para a criação e exposição de artesanatos produzidos pelos voluntários.

A entrega simbólica da estrutura aconteceu no sábado, dia 6, em uma solenidade que reuniu representantes das oito cooperativas envolvidas: Uniprime Pioneria do Paraná, Sicredi, Sicoob Meridional, Coamo, Primato, Cotroledo, Cooarte e Unimed Costa Oeste, que foi a anfitriã do evento. No auditório da cooperativa, o presidente, Dr. Hiroshi Nishitani, falou do orgulho em promover uma ação com tamanha representatividade. “Nos unimos em torno de um interesse comum que irá perpetuar em benefício de muitas pessoas”, ressaltou.

A voluntária da Fundação, Andrea Becker, enalteceu o valor desse movimento intercooperativo. “O container irá organizar melhor o espaço físico, já que a casa é alugada e está pequena para as necessidades. Ele fará muita diferença na qualidade e na forma de trabalho da Fundação”, complementou.

Além da estrutura, as cooperativas arrecadaram donativos como roupas, calçados, cobertores e alimentos que também foram doados à entidade. “A Fundação sobrevive graças as doações, eventos que promove, venda de artesanato e o bazar de roupas usadas. As doações ajudarão a manter o auxílio que prestamos às famílias com pouca condição financeira”, frisou Andrea.

Além das cooperativas, empresas e profissionais também se mobilizaram em prol desta causa e participaram por meio de conhecimento técnico, mão-de-obra e facilidade nas condições de compra: Prisma Construtora de Obras, Strom Engenharia, Alutol Esquadrias, Fique Frio, Decoradora Decampos, Intensicor, Lunkes Transportes e Locações e Cesar Alexandre Gomes.

Dia C

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, como um projeto inovador. A iniciativa ganhou força por meio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e foi estendida para outros estados a partir de 2013. Hoje o Dia C assume a feição de movimento perene, com adesão cada vez maior de cooperativas e de voluntários. Em 2019, o Dia de Cooperar completa 10 anos de existência e já é uma realidade em todos os estados brasileiros, onde uma média de 1,5 mil cooperativas beneficiam, todos os anos e a cada edição, mais de dois milhões de pessoas.


Pé de Ideia

Fonte: Unimed Costa Oeste