Acupuntura e a saúde

Acupuntura e a saúde

23 Março 2021

Hoje (23) é celebrado o Dia do Acupunturista, o profissional que realiza o tratamento de acupuntura em pacientes para tratar desconfortos e enfermidades. O doutor José Olivo Zenni é acupunturista há 15 anos e cooperado da Unimed Costa Oeste desde 1990.

O médico anestesiologista e acupunturista é formado pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul; especialista de Anestesiologia no Hospital da Beneficência Portuguesa de Santos, em São Paulo, e especialista de Acupuntura pela Associação Médica do Paraná, em Curitiba, no Paraná. “A escolha por acupuntura surgiu com a necessidade de formação de Clínica da Dor em Toledo, no Paraná”, conta.

 

Acupuntura

A acupuntura está atualmente disponível para tratar ou complementar tratamentos de várias doenças. Tem grande importância na medicina moderna, principalmente, para auxiliar no tratamento de síndromes dolorosas como fibromialgia, dores de coluna e de cabeça, por exemplo.

Também se mostra muito útil em relação a desordens psicoemocionais como ansiedade, depressão e distúrbios do sono. “Na verdade, se levarmos em conta que na antiga China, onde foi desenvolvida a prática da acupuntura, tratava-se qualquer doença através de métodos naturais como a acupuntura poderíamos associar ao tratamento de várias patologias. Outro ponto importante é que a maioria das doenças tem um componente emocional associado e a acupuntura age aliviando essa ansiedade e, com isso, diminuindo os sintomas”, explica.

Então, o profissional da acupuntura deveria estar sempre atuando junto com outras especialidades para complementar o tratamento e adiantar o processo de cura.


Pé de Ideia Comunicação

Fonte: Cooperado Unimed Costa Oeste