Benefícios do Chocolate

Comer chocolate sem exagero faz bem à saúde do coração, do sangue e até da cabeça.

Benefícios do Chocolate

Comer chocolate sem exagero faz bem à saúde do coração, do sangue e até da cabeça.

Que é uma delícia, todo mundo sabe. Mas, além de saboroso, chocolate também é saudável. Um número cada vez maior de pesquisas mostra que consumir chocolate, com moderação, faz muito bem à saúde. Ele ajuda a prevenir o envelhecimento e a reduzir o colesterol ruim, faz bem ao coração e até mesmo ao bom humor! Só não vale exagerar: o chocolate tem muitas calorias, ou seja, pode fazer com você engorde.

Um pedaço de chocolate tem proteínas, vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais fundamentais para a nossa saúde, como o ferro e o fósforo. É um alimento rico em flavonóides, uma substância que é antioxidante. Isso quer dizer que ela combate a oxidação das células e seu envelhecimento. Quanto mais amargo o chocolate, mais flavonóide ele possui.

Já o chocolate doce (ao leite) também é saudável, mas costuma ter mais leite e gordura do que cacau. É essa gordura que, durante muitos anos, foi apontada como culpada pelas espinhas na pele de muita gente. Mas até nisso o chocolate mostrou que é bonzinho: nunca ficou provado o efeito maléfico do chocolate na pele.

Conheça alguns benefícios do chocolate no seu organismo. Mas não se esqueça que o chocolate tem muitas calorias e deve ser consumido aos poucos - um tablete pequeno por dia, ou quatro quadradinhos de uma barra, é suficiente.

  • Para as células: O chocolate é rico em flavonóides especiais, que combatem o envelhecimento das células. Com isso, pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e fortalecer o sistema imunológico, que é o nosso sistema de defesa.
  • Para o coração: Uma substância estimulante chamada teobromina, presente no chocolate, ajuda no funcionamento do coração. Os pesquisadores dizem que a teobromina é a responsável também pelo vício em chocolate.

  • Para o sangue: Os flavonóides do chocolate ajudam a diminuir a pressão sanguínea. Isso acontece porque eles agem diretamente nas artérias, ajudando a dilatação.

  • Para a cabeça: Dois componentes presentes no chocolate estimulam os neurônios, deixando você mais alerta. Além disso, o chocolate ajuda o nosso cérebro a produzir a serotonina, uma molécula que é responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Em outras palavras, chocolate faz a gente feliz!

 

Os tipos de chocolate: Os benefícios do chocolate vêm principalmente do cacau. Portanto, quanto mais cacau, melhor para a sua saúde. É por isso que o amargo é o mais recomendado pelos médicos e o branco, o menos sugerido. Veja os três tipos de chocolate existentes no mercado e do que eles são feitos:

  • Amargo: Massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja;
  • Ao leite: Leite, massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja;
  • Branco:  Manteiga de cacau, açúcar, lecitina e leite em pó.

 

 

 


Unimed Costa Oeste

Fonte: Informativo Hospital Bom Jesus (Ano 7 - n° 43 - Março/Abril 2011)