Brigadistas passam por treinamento e reciclagem

Brigadistas passam por treinamento e reciclagem

16 Outubro 2018

Conhecer a teoria e reforçar na prática os procedimentos de combate a incêndio e primeiros socorros foi a dinâmica do treinamento realizado com os brigadistas da Unimed Costa Oeste. Eles estiveram reunidos no dia 24 de setembro e receberam, pela manhã, orientações sobre combate a incêndios, com técnicas de extinção do fogo, classes de incêndio e os tipos e manejo de extintores, além de orientações teóricas e práticas das principais técnicas de primeiros socorros. No período da tarde a equipe passou por treinamento prático, combatendo princípios de incêndios com o uso de extintores e do hidrante – que exigiu a utilização de um caminhão-pipa para fornecer a água usada na simulação do combate ao incêndio.

Quem esteve a frente da formação foi o departamento de Saúde Ocupacional – Área Técnica, liderada pelos técnicos de segurança do trabalho, Maycon da Fontoura Ramon e Nelson Emidio da Silva e pelo engenheiro de segurança do trabalho Douglas Cézar Ebert, com o apoio da coordenadora Carla Kostaneski Machado.

Os brigadistas receberão uma declaração de 8 horas pela formação e um boton de identificação, para facilitar a identificação do colaborador que pode atuar em uma situação de sinistro.

Sobre a Brigada

A brigada de emergência ou incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são capacitadas para que possam atuar em uma área previamente estabelecida, na prevenção, abandono, combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.

As normas determinam que as empresas tenham planos contra incêndio, saídas de emergência, primeiros socorros e extintores, mas nada disso será útil se a empresa não contar com pessoas capacitadas e prontas para agir.